Sunday, October 27, 2013

Enegrafia (da série Expresso 222..., LIvro 1)


Enegrafia

 

                        Grafia é um sufixo que significa “gravação”, mas também, por extensão, “estudo”. O ENE é “n”, na matemática símbolo para muitos.

                        Por exemplo, foto/grafia, gravação da luz.

                        Acontece que a luz, usada no sentido externinterno (externos são os órgãos dos sentidos, internos são os interpretadores) da visão, não é o único modo nosso de perceber o universo. São tomados como cinco os sentidos: 1) visão, que usa as ondas luminosas; 2) olfato, a detecção nasal de moléculas; 3) paladar, a detecção na língua de moléculas; 4) audição, que usa as ondas que se propagam no ar; 5) tato, medição das pressões exercidas na pele.

                        Veja que temos uma visão externa, constituída dos olhos e nervos óticos, e uma visão interna, que são os interpretadores cerebrais, a porção do cérebro usada para interpretar os sinais, a fração do chamado homúnculo sensitivo.

                        Então, a fotografia é uma gravação sobre película fotossensível da luz emitida pelo Sol ou outra fonte que, tocando os objetos, conduz radialmente uma imagem deles a cada ponto ao redor.

                        Enfim, é uma gravação, tal como a esculturação é outra. Esta, por sua vez, pode ser pontual (o próprio ponto), linear (de pontos numa linha), plana (desenho, pintura), espacial (alto e baixo relevo, e tridimensional). Obviamente os graus de liberdade de interpretação aumentam com as dimensões.

                        Ora, a tapeçaria (de que o macramé é uma seção, o tricô outra, o crochê mais uma) também é uma gravação, neste caso uma esculturação de linhas compondo planos ou até espaços.

                        A poesia e a prosa igualmente são gravações, com entalhes em objetos vários, ou tinta em papel, de palavras ou ideogramas.

                        A ourivesaria é uma esculturação tridimensional.

                        Olhando assim, o que denominei TECNARTES DO CORPO (da visão: fotografia, desenho, pintura, prosa, poesia, moda, dança, etc.; do paladar: comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.; do olfato: perfumaria, etc.; da audição: música, discursos, etc.; e do tato, sentido central: teatro, cinema, arquiengenharia, urbanismo, tapeçaria, esculturação, decoração, paisagismo, etc.) é tudo, de um modo ou de outro, gravação. O cinema é, primeiro, gravação na fita ou outro meio, e depois na mente das pessoas. O urbanismo, tratando do espaçotempo das cidades, é gravação sobre a superfície do planeta.

                        E assim por diante.

                        Portanto tudo é gravação, daí o “ene”grafia.

                        A gravação desdobra-se em ARTE e TÉCNICA.

                        ARTE DA GRAVAÇÃO e TÉCNICA DA GRAVAÇÃO.

                        A arte dá o tom sentimental, de campo, a impressão total, intuitiva, superficial, exterior, enquanto a técnica dá o tom racional, a impressão particular, interior, das leis ou conteúdos ou estruturas.

                        Mas agora é preciso observar que não se trata só do estudo da luz, mas ainda do som, dos cheiros, dos gostos e das pressões.

                        Então devemos estudar o SOM pelo lado da técnica, do que é desapaixonado, e pelo lado da arte, do que é emocional. E o som comporta aparelhos, instrumentos, máquinas. Comporta psicologia (espaçotempo psicológico, geo-histórico, geográfico-histórico; figuras ou psicanálise; objetivos ou psico-síntese; produção ou economia; organização ou sociologia). Comporta estudos da chamada Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, vida e vida-racional, que é a psicologia acima referida – isto é, a que seres racionais a que se destina), a pirâmide pessoambiental (PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos, empresas; AMBIENTES: municípios/cidades, estados, nações e mundo), e o resto todo do modelo.

                        Veja só que complexidade.

                        Agora que estão procurando na Física a Teoria de Tudo, vale a pena unificar os conceitos nas tecnartes (TA) do corpo.

                        Veja que, no fundo, trata-se de saber COMO TOCAR A ALMA HUMANA. De um lado o emissor da TA e do outro o receptor, o ser humano, conforme seja mulher ou homem, adulto ou criança, negro ou branco ou amarelo ou vermelho, velho ou jovem, pobre ou rico, gordo ou magro, alto ou baixo, instruído ou não, e todos os pares polares cabíveis.

                        Qual é, em cada caso das TA e para conjunto da pirâmide pessoambiental, a relação de maior rendimento, isto é, a taxa de maior transferência de informação para controle ou comunicação? Qual é o MINIMAX (máximo com o mínimo) da ENEGRAFIA como um todo?

                        Pergunta de grandes desdobramentos, creio.

                        Vitória, quarta-feira, 17 de abril de 2002.

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