Sunday, September 29, 2013

Corall (da série Já que Conto)

Corall


As cores decidiram se reunir e “colocar um coral”, o corall (toda-cor, cor-all). Obviamente chamaram o Espectro de Cores, o antigo conjunto de sete cores, a Velha Guarda com as quatro “cores básicas”, os patronos do conjunto, o grupo formador nas origens.
O ESPECTRO VEIO, SIM, PRESTIGIAR A JOVEM GUARDA

A Velha Guarda tinha ficado um pouco ultrapassada com o aparecimento dos descendentes, “mais de 16 mil cores”, como eram mostradas, verdadeira superpopulação denominada à boca pequena e com certo deboche “explosão de cores”, porque as cores novinhas se prostituíam nas mãos da classe média.
AS CORES PROSTITUTAS (essas artistas!) – que promiscuidade tremenda!

AS 16 MIL CORES (é cor demais, gente, está extravasando, está entupindo o mundo)

A criançada, sempre exagerada, queria porque queria participar.
Todas as 16 mil.
Bem, não dá, né, por mais que a gente tenha boa vontade, porque a nova geração é espalhafatosa, é abusada, francamente, é excessiva. Não são simples como eram os de antigamente, misturam-se muito, é deplorável. Aquela singeleza antiga já era, já passou, ficou na saudade.
E também há as chamadas “cores gritantes”, as escandalosas que chegam arrebentando os tímpanos de quem estiver por perto, um horror.
Sem falar nas “cores fortes”, que de modo nenhum são aquilo que se poderia pensar, são meninas parrudas, saradas, que fazem academia e porisso mesmo tripudiam das demais, “se lançando”, como se diz.
Como colocar essa gente no coro?
As “cores frias”, sendo tão tímidas, ficam escondidinhas, quase não aparecem, embora sejam apreciadas, porisso mesmo devendo se mostrar mais. Infelizmente são menos vistas hoje em dia.
As “cores quentes”, sempre escandalosas, se mostravam demais, ofendendo os olhos, não ficavam sossegadas, perturbavam as pessoas.
As “cores contrastantes” não se misturavam, era uma prum lado e outra pro outro, onde uma aparecia outra não podia ir.
Você acha que isso de família é fácil?
Foi uma luta, e só lá para o final foi possível conseguir alguma combinação que permitisse à harmonia imperar.
Serra, sexta-feira, 12 de outubro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: