Saturday, September 28, 2013

A Fábrica de Perfumes (da série Já que Conto)

A Fábrica de Perfumes

Depois que percebi onde era, passei a olhar com atenção.
Vi que ela colocava os melhores perfumes à nossa disposição e passei a investir nela, eram os perfumes mais sutis e as melhores embalagens que existiam.
Tanto você podia comprar como fazer em casa.
AS FÁBRICAS

O INSTRUMENTO QUE LEVO PARA FAZER AS MEDIÇÕES

Você sabia que a fábrica tem filiais no mundo inteiro? Que se você levar o instrumento (ou qualquer pessoa levar) pode obter perfumes em toda parte? É gratuito, isso que não entendo: como ela se sustenta? Quem a mantém? É uma coisa divina.
ESPÉCIES QUE DÃO FLORES

E tem umas que superabundam e dão frutos também, acredita?
Fico na espreguiçadeira pensando, pensando, pensando. Em Marte não tem e nem em nenhum planeta ou satélite, nem asteróide ou no vazio espacial, nem obviamente no Sol, nem na Nuvem Cometária de Öort, nem no Cinturão de Kuiper, nem até a Próxima de Centauri, nem em lugar nenhum.
Fico quietinho, aproveitando.
Aqui em casa tem várias fabriquetas, a mulher que planta, a patroa, ela é atarefada, já estamos aposentados, mas ela continua nas tarefas, vida de mulher é mais difícil, eu chamo: vem querida, ver os desenhos de Deus! Ela ri. Às vezes vem, até bastantes vezes, ficamos embevecidos com os cheiros, vamos até as plantas, fazemos questão de puxar mesmo, aspiramos, haurimos, é espantoso, ai, Jesus.
Nos dias de missa nos domingos nós pedimos desculpas às plantas e levamos suas filhas lindas para passear até a igreja de São Paulo. A Igreja é de Cristo, mas a igreja São Paulo que toma conta. Levamos pro padre, que agradece e coloca bem à vista, ficamos olhando as cheirosas impregnando o ambiente, os moradores da nossa cidadezinha ficam extasiados.
Ah, é tão bom.
Serra, sexta-feira, 26 de outubro de 2012.
José Augusto Gava

No comments: