Sunday, September 29, 2013

Eu Policarbonado (da série Já que Conto)

Eu Policarbonado

Descobri tarde o policarbonato, o PC, agora sou do PC. Alguém da ultra direita pode ficar escandalizado, mas digo logo, agora sou do PC.
GEO-HISTÓRIA DO PC
GEOGRAFIA DO PC
GH DO PC
O QUÊ É?
HISTÓRIA DO PC
De onde?
De quando?
Então, em meados dos anos 50, Dan Fox, trabalhando na General Electric, nos EUA, descobriu os policarbonados (por acidente, diz-se).
Esse plástico era conhecido desde 1898 - por Einhorn - mas só entrou no mercado em 1959 (incentivado pelas publicações e resultados positivos, em 1956, de Schnell). Atribui-se também sua produção industrial a Karl Zieger e Giulio Natta – que polimizaram o polipropileno (1957). Opticamente, o desempenho da forma transparente do novo material não era tão bom quanto o do acrílico, mas ele tinha duas vantagens principais: temperatura de distorção pelo calor de 150°C e desempenho de alto impacto.
Assim, apesar de seu alto custo (quase duas vezes o preço do acrílico padrão, moldado, da mesma espessura) juntou-se ao pequeno mas importante número de competidores ou complementos do vidro. Devemos notar, contudo, que o policarbonato chega ao Brasil apenas em 1990 (graças às baixas alíquotas de importação); e passa a ser produzido por aqui só em 1995, pela Day Brasil – ligada à General Electric (GE) norte americana. Também, a Policarbonatos do Brasil produz, na Bahia, desde 1996 placas compactas do material ("PC Light"). Sua produção é de 3000 toneladas/ano.
Por fim, a Replaex (instalada no Rio de Janeiro – tendo matriz na Itália), produzirá – ainda este ano (1998) – chapas de policarbonato alveolar refletivo [que, segundo fabricante, apresentam 30% de melhora no desempenho térmico]. Suas chapas compactas ainda são importadas da Itália.

AS VANTAGENS DO PC
1.       não entram folhas e poeira, insetos ou animaizinhos;
2.       não caem galhos;
3.      deixa passar a luz, mas retém o calor (no verão você pode deixar aberto, no inverno fechar);
4.      as crianças de casa e as invasoras da vizinhança não correm perigo;
5.      poupa energia elétrica e até fotocoletora e termocoletora;
6.      é bonito, transparente;
7.      é cristalino, dá ideia de limpeza;
8.      é durável;
9.      pode ser sanfonado, empurrar e puxar;
10.   pode cobrir amplas áreas;
11.    você pode tomar banho em todos os dias do ano, inclusive nos chuvosos e nos frios;
12.    pode tomar banho de noite;
13.   não admite vento.
Não vendo PC. Nem sei quem vende. Não tenho amigos que vendam ou, até onde sei, que tenham.
O POLICARBONEU (como diz o povo, “eu se identifiquei totalmente”)

Acho até que a gente já deveria nascer doravante policarbonada, com uma fina película maleável de policarbonato, aquela “pele maravilhosa” que Deus deu a Adão e Eva e com a qual certamente podiam andar no fundo do mar, ir à alta atmosfera como astronautas, caminhar ao sol sem sentir calor e assim por diante.
Que bebês policarbonados lindos!
Você poderia soltar as crianças sem medo, sem que elas corressem riscos, sem a mínima chance de danos. E os pelos cresceriam naturalmente policarbonatos também.
Que coisa, como diria RLB, é a modernidade estrutural!
Nunca imaginei que fosse ver uma coisa dessas.
Serra, segunda-feira, 01 de outubro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: