Saturday, September 28, 2013

Pedradorgogia (da série Conto N'Ato)

Predadorgogia

Despudorados depois de 1991 (quando coloquei a data da nova era ou idade socioeconômica, geo-histórica) e da queda da URSS os capitalistas decidiram que a pedagogia – muito cuidadosa com as potenciais revoltas até então – não refletia mais os anseios das classes do TER, devendo os princípios norteadores ser revistos para incorporar mais luta e menos auxílios, deixados estes aos religiosos e àqueles com remorso.
Concordaram em fundar a predador-pedagogia, a predadorgogia, a ideia desiludida quando ao próximo, isto é, quanto a todos aqueles que os iluminados tenderam a proteger no meio do caos comportamental humano; se existem aqueles que foram superdotados de beleza, saúde, riqueza, fama, poder, força e tudo mais ou que conseguiram qualquer dessas coisas enganando o próximo, tudo isso não é a sacramentada LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA? Se for luta vale tudo, inclusive mentir como os governos e os empresários mentem, zombam, pagam pouco por muito trabalho, pedem demais quando não se necessita e todos os gestos humanos.
Os fracos e, portanto, oprimíveis (por não conseguem se defender), não deveriam mesmo ser oprimidos? A consentida violência posta à margem das notícias não deveria ser estimulada? A hipocrisia quanto aos verdadeiros motivos do “pega pra capar” não deveria ser exposta e incentivada?
A PEDAGOGIA DO OPRESSOR (o ensino da opressão sem meios termos, diretamente desavergonhada)
O opressor se libertando das amarras da civilização.

OS ESCUDOS DAS ESCOLAS DO OPRESSOR
Curricu-lar é o lar do estado-prisão onde você é levado para morar.

Eles decidiram abandonar a hipocrisia, parar de esconder seus motivos vis, ir diretamente das causas às conseqüências sem os pelegos de antigamente, sem tentar mascarar seus motivos verdadeiros com pseudo atos altruístas.
Infelizmente, nem todos.
A maioria ainda necessitava pensar-se como nobre, como capaz de amar ao próximo como Jesus ensinou. Os predadores verdadeiros foram vencidos pelos escamoteadores, aqueles necessitados de uma capa ocultadora.
A falta de respeito era geral ou quase geral, mas como sempre alguns escapavam; esses poucos realmente preocupados com os outros permitiram aos outros evadir-se pelo furo.
E foi assim que a predadorgogia não emplacou verdadeiramente, a pedagogia-da-predação, o ensino do aproveitamento total, da mais intensa e desbragada luta cabal pela sobrevivência de poucos e enterro da grande maioria.
Serra, terça-feira, 20 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: