Thursday, September 26, 2013

Jogando no Defeso (da série Conto N'Ato)

Jogando no Defeso

Tem gente que não gosta, que diz que “a melhor defesa é o ataque”, atingir preventivamente antes de ser atingido, o que é, no meu modo de entender, covardia, ferir antes de ser ferido (com o risco de a pessoa não só não fazer, como sequer estar pensando em fazer). É aquilo de “vou almoçar fulano antes que ele me jante”. E outros zombam de time que joga na retranca, mas o que é a poupança? É o fato de que existe exagero no consumo, há o consumismo, a superafirmação do consumo, a doutrina ou forçamento do consumo, que tenta nos convencer de que consumir por consumir tem méritos.
Mas agora somos 7ilhões.
Se você vira o braço à esquerda há milhões fazendo a mesma coisa no mesmo instante (ou fez pouco antes ou vai fazer pouco depois). Se amassar um envelope de picolé e jogar no chão, há milhões fazendo o mesmo. Caso compre um carro, milhões estão comprando.
DA VENDA DE VEÍCULOS POR ANO, CRESCIMENTO

Agora, tudo da humanidade É MUITO.
Precisamos poupar, mesmo que nossa frente tecnocientífica não nos peça isso. Precisamos poupar a Vida (fungos, plantas, animais, primatas), precisamos estabelecer limites ao nosso crescimento exponencial. Calculei que crescimento de 4 % ao ano levaria em 700 anos a esgotar todo o universo: y = 1,04700, faça as contas para 1070 partículas neste nosso universo.
O “nosso” aí é enganoso, porque estamos nele e não o alcançamos, nem temos chance de racionalmente alcançar, limitadíssimos que somos. Não é “nosso” como uma casa seria, é “nosso” no sentido de dizermos “nossa cidade” ao habitá-la: habitamos o universo sem nem de longe sermos donos dele.
O DEFESO DOS CARANGUEJOS (é como o povo fala DEFESA, a época em que é proibido caçá-los inteiros ou pegar suas puãs, visando a, preservando-os, sobrar para o futuro e os demais, os que virão)
Ensinar ai-que-dor: posição da “pata adiantada”, letal.
O macho é mais discreto, a fêmea mostra mais.
Comemoração de sábado lá no Geraldinho.

Defender os caranguejos é defender a própria humanidade. Matamos tudo para nos alimentar, pois somos heterótrofos (dependemos de energia alheia), não eutróficos (ditos autotróficos, que fabricam sua própria energia).
A CADEIA ELEMENTAR (somos prisioneiros, enquanto as plantas são livres) – o significado é esse.

A CADEIA TRÓFICA

Defendermos a Vida é meramente defender nossos interesses egoístas, de comilões de plantão. Deveríamos ir mais além, até os veganos.
VEGANOS E MACRÔS
VEGANOS
MACROBIÓTICOS
Os ataques.

Não basta fazer gols, não sofrê-los também é importante. Quem faça três e sofra cinco perdeu a partida.
Serra, sexta-feira, 09 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: