Thursday, September 26, 2013

Espaço Nublado (da série Conto N'Ato)

Espaço Nublado

AS pessoas dizem “tempo nublado” quando é nitidamente espaço tridimensional, 3D, tricoordenado. O tempo não pode ficar nublado, com nuvens, porque nuvens são objetos (embora dispersos) e o tempo é um bater, é um pulso, é um compasso, é o batimento cardíaco do universo. O tempo é o mesmo em toda parte, porém o espaço, não, o espaço é segmentado e os espaços são não-substituintes, eles não se substituem mutuamente: o espaço do Espírito Santo é diferente do espaço de Santa Catarina. Contudo o tempo de lá e o de cá são o mesmo.
A Rádio Linhares, também conhecida como Rádio Perereca (pois falava das “barrancas do Rio Doce”), dizia que o tempo iria ficar de “nublado a nublado” (quando o certo seria dizer, “permanecer nublado” de tanto a tanto).
PREVISÃO DO TEMPO (tempo, no entender das pessoas, é passado-presente-futuro, mas no modelo é só presente; não se pode prever o que acontecerá nos espaços dos tempos porque as decisões estão sendo tomadas, todos os eventos se exponencializarão mutuamente)
As máximas de mínimas.

Em resumo, O TEMPO NÃO PODE SER PREVISTO, ele não existe, pois é evento, acontecimento: é preciso acontecer para existir. O que existe é o espaço fora do tempo: o espaço é o habitat das coisas, o tempo é o bater do coração delas.
CORPOMENTE DAS COISAS
O ESPAÇO DAS COISAS
O TEMPO DAS COISAS
corpo
mente
lugar
acontecimento
fixo
mutante
não-transformador
transformador
coração
a/coração
Medindo o espaço.
Medindo o trampo.

Porisso que as TVS, as televisões e não os televisores deveriam falar de PROJEÇÃO DO TEMPO (sujeita a erros: PRÉ-VISÃO é visão antes, antecipada, do que presumidamente vai acontecer; se não aconteceu ainda como poderia ser pré-visto?) e ESPAÇO NUBLADO.
Serra, segunda-feira, 26 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: