O Advogado de Deus
Você sabe que existe “o advogado do diabo”.
O ADVOGADO DO DIABO É FORMADO NA FACULDADE DOS TORTOS (e não dos direitos)
Essa figura é indicação do Vaticano na chamada “Causa dos Santos” para buscar defeitos no pretendente, antes de ele ser passado a beato (o passo inicial, chamado beatificação), depois a santo (o passo final, a canonização, a santificação). Seria constrangedor declarar santa pessoa que depois se descobrisse pervertida.
Jesus disse que Deus enviaria o advogado “para vos explicar todas as coisas”. E “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
AS PASSAGENS PERTINENTES (consolador = PARÁCLITO = FILHO = CHAVE = CONFORTADOR = POMBA e segue na Rede Cognata; advogado = AJUDADOR = CRIADOR)
JOÃO[14]
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
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Pomba da paz = FILHO DO PAI.
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Quem é o Consolador?
Após Mateus 28:19, o texto mais utilizado para a defesa da trindade e da pessoalidade do espírito Santo está no discurso de Cristo aos discípulos, quando o Mestre prometeu o Consolador. (Capítulos 14, 15 e 16 do evangelho de João)
O termo “consolador”, traduzido do grego “parakletos”, é citado em apenas 5 versos da Bíblia, sempre pelo apóstolo João ((João 14:16; 14:26; 15:26; 16:7 e I João 2:1). O sentido original da palavra grega parákletos está relacionado a alguém que está ao lado a fim de ajudar, defender, consolar. Há várias traduções possíveis para a palavra grega parákletos. Além de “Consolador”, tradução mais comum em português, algumas versões usam “confortador”, Conselheiro, Advogado, e até mesmo Paráclito como traduções possíveis para a palavra grega parákletos.
Nesta seção vamos fazer uma breve análise seqüencial, começando por João 14:16 e passando por todos os versos e contextos onde o parákletos é citado. O objetivo principal deste capítulo é revelar quem é o parákletos.
Das cinco ocorrências bíblicas da palavra parákletos, as quatro primeiras saíram diretamente dos lábios de Jesus e foram relatadas por João, a última saiu da pena do apóstolo João em sua primeira epístola. Vejamos o que Jesus queria dizer quando prometeu um parákletos para os seus discípulos.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro parákletos (consolador), a fim de que esteja para sempre convosco. O espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” - João 14:16 e 17.
Jesus prometeu o Consolador (parákletos). Mas quem é o parákletos? Cristo mesmo responde: O parákletos é o “espírito da verdade” (14:16 e 17). Portanto, o “espírito da verdade” é o Consolador prometido por Cristo. A verdade tem espírito? É evidente que estamos lidando com elementos simbólicos cuja interpretação deve ser dada pela própria Bíblia.
Qual é ou quem é o espírito da verdade? Primeiramente temos que entender qual é a definição de “verdade” dentro do contexto do capítulo 14. O leitor atento perceberá que logo nos primeiros versos de João 14 a “verdade” é definida por Cristo:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” - João 14:6.
Portanto, se a verdade neste contexto é Cristo, então o “espírito da verdade” pode ser interpretado naturalmente como o espírito de Cristo. Ao longo deste estudo teremos outras evidências de que o Consolador, o espírito da verdade, é, de fato, o próprio espírito de Cristo. Concluiremos que é o pneuma de Cristo que nos consola.
Qual é a finalidade da vinda do Consolador? O verso 16 responde: “a fim de que esteja para sempre convosco”. Esta expressão lhe é familiar? Quem prometeu que estaria conosco para sempre? A finalidade do parákletos é a mesma de Cristo: estar para sempre conosco.
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.” - Mateus 28:20.
De fato, Paulo afirma que “nada nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:39)
Ora, o parákletos (Consolador) é o próprio Cristo que está conosco, não mais em carne, mas atuando através do seu espírito!
A próxima evidência de que o parákletos é o próprio espírito de Cristo vem logo em seguida, em João 14:18. Após dizer que o espírito da verdade “estará em vós” (vs. 17), Jesus afirma no verso 18:
“Não vos deixarei órfãos, virei para vós.” - João 14:18
E acrescenta:
“Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” - João 14:20.
Note a semelhança das expressões nos versos 17 e 20. No verso 17 Jesus afirma que o espírito da verdade “estará em vós”, no verso 20 ele repete o conceito afirmando que ele, o próprio Jesus, estaria em vós. Exatamente a mesma expressão que foi utilizada para o espírito da verdade é agora usada para Cristo. Isto indica claramente que Cristo estava prometendo enviar o seu próprio espírito, não uma terceira pessoa. Como não poderia estar ajudando e consolando seus discípulos pessoalmente, em carne, estaria com eles de outra forma: através de seu pneuma (espírito).
A manifestação do parákletos (espírito de Cristo) é prometida também no verso seguinte:
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado pelo meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” - João 14:21.
Como os verbos estão no futuro, fica claro que Jesus não estava se referindo à manifestação em carne pois esta já era uma realidade no tempo presente para os discípulos - não há que se prometer algo que já é realidade. Quando Cristo afirma “e me manifestarei a ele” (ao que guarda os mandamentos) claramente indica uma manifestação no futuro, não em carne, mas em espírito. A promessa do verso 21 está intimamente relacionada à promessa dos versos 16, 17, 18, 19 e 20. É a mesma promessa! Trata-se da promessa de que Jesus não deixaria seus discípulos desamparados, mas ele viria e se manifestaria a eles de outra forma: espiritualmente.
A conclusão de que o Consolador, o espírito da verdade, é o próprio espírito de Cristo é ratificada quando analisamos os versos 16 a 21 no contexto, considerando que Cristo está falando de um assunto específico e não de vários assuntos ao mesmo tempo.
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O AVANÇO EM PASSOS
VIDA
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PROPOSIÇÃO
(alguém advoga o início do processo)
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BEATIFICAÇÃO
20/outubro/2007 - Beata Albertina Berkenbrock
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CANONIZAÇÃO
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Essa indicação de Jesus é completamente diferente, porquanto advogados tanto são de ataque (promotores de justiça) quanto de defesa, tanto mostram os erros quanto os acertos. Só que ao invés de Estado humano e justiça humana é o Todo de Deus e a justiça divina inapelável.
O ADVOGADO DE DEUS (quando Deus o enviará?)
ADVOGADO DE ATAQUE DIVINO
(promotor de justiça divina)
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ADVOGADO DIVINO DE DEFESA
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Obviamente esse advogado não aceitará opinião de ninguém, ele se pronunciará com liberdade total, sem se interessar pelos choro e o ranger de dentes, seguindo somente sua própria razão. Se fosse influenciável as pessoas o rodeariam pedindo estes e aqueles favores, estes e aqueles abrandamentos especiais. Ou o ameaçariam. Ou tentariam corromper.
Será que ele já veio? Será que ainda virá?
E SE ELE JÁ ESTÁ?
Tá Combinado
Então tá combinado, é quase nada
É tudo somente sexo e amizade Não tem nenhum engano nem mistério É tudo só brincadeira e verdade
Podemos ver o mundo juntos
Sermos dois e sermos muitos Nos sabermos sós sem estarmos sós Abrirmos a cabeça Para que afinal floresça O mais que humano em nós
Então tá tudo dito e é tão bonito
E eu acredito num claro futuro De música, ternura e aventura Pro equilibrista em cima do muro
Mas e se o amor pra nós chegar
De nós, de algum lugar Com todo o seu tenebroso esplendor? Mas e se o amor já está Se há muito tempo que chegou E só nos enganou?
Então não fale nada, apague a estrada
Que seu caminhar já desenhou Porque toda razão, toda palavra Vale nada quando chega o amor |
E se já estiver na Terra há bastante tempo?
Serra, sexta-feira, 10 de agosto de 2012.
José Augusto Gava.
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