Monday, October 14, 2013

Papai e Mamãe me Envenenaram (da série Para o Leitor, Conto)

Mamãe e Papai me Envenenaram

Papai e mamãe eram da classe D (pobres, mas não miseráveis, trabalhavam duro para viver – os pobres são miseráveis dignos, que vivem por conta própria, os miseráveis são pobres indignos que como os ricos vivem dos esforços alheios), batalhavam muito, com poucos recursos, esforçando-se vitoriosamente para galgar os degraus.
Admiro-os e continuo amando-os com força.
Entrementes, eles me envenenaram, injetando nas minhas veias alimentos com todo tipo de excesso. Não fizeram por mal, nem de longe, queriam o meu bem, como também o de meus irmãos. Meramente não tinham informação, a luta era intensa, as margens estreitíssimas, não tinham tempo ou vontade de se ilustrar, nem a informação estava disponível mesmo para os ricos e os estudiosos, pois há 50 anos tudo era exponencialmente mais restrito, não se sabia quase nada de vitaminas, proteínas, amidos, controle de sal e de açúcar e assim por diante.
Ele e ela nos deram em excesso.
Excesso de amor também mata.
AMOR EM EXCESSO
EXCESSO DE SAL
(pressão alta)
EXCESSO DE AÇÚCAR
(glicose)
EXCESSO DE GORDURA
(obesidade)
EXCESSO DE PROTEÍNAS
(comprometimento dos órgãos, ácido úrico, gota)
EXCESSO DE AMIDOS
(mais açúcar)
EXCESSO DE CONDIMENTOS
(comprometimento dos órgãos)

EM RESUMO
EXCESSO DE COMIDAS
EXCESSO DE BEBIDAS
EXCESSO DE TEMPEROS
EXCESSO DE PASTAS

Assim como eles, 50 anos depois e agoraqui outros pais e mães -também não dispondo de informações nutricionais - continuam envenenando os filhos em nome do Sacro Império Agropecuário-Extrativista, Industrial, Comercial, de Serviços e Bancário, Sacro Império Sócio-Econômico.
É porisso que a Coréia, o Japão e tantos países do mundo investiram em educação, visando evitar a grande maioria dos erros, disseminando a tecnociência e o Conhecimento em geral.
Pensando bem, não foram os dois que me envenenaram, foi a coletividade.
Serra, terça-feira, 07 de agosto de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: