A Luta pela Sobrevivência da Escola Mais Apta
Todas as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos, empresas) e AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações, mundos; a Terra biológica-p.2 levou pelo menos dois sopapos terríveis, um que extinguiu 99 % da vida há 273 milhões de anos provavelmente em Minas Gerais/Brasil, separado então da África, e outro que extinguiu 70 % da vida há 65 milhões de anos no Iucatã/México) tem de lutar pela sobre-vivência, nem que seja através da sub-vivência, como os pobres e miseráveis.
DE fato, como vimos, há também auxílio no que denominei lutauxílio.
AS ESCOLAS ENSINAM RESPOSTAS ATRAVÉS DOS PROFESSORES, EM NOME DE TODO O PODER GOVERNEMPRESARIAL (e deixam pouco espaçotempo para as perguntas dos alunos)
Chamei de Ensinaprendizado de perguntas-respostas.
| ||
RESPOSTAS CONSOLIDADAS A RESPEITO DO FUTURO
|
P/R CAÓTICORDENADAS
|
PERGUNTAS INQUIETANTES A RESPEITO DO PASSADO
|
PASSADO
|
PRESENTE
|
FUTURO
|
ORDENADO E INSUFICIENTE
|
LUTAUXÍLIO PELA PRESENTE-VIVÊNCIA
|
CAÓTICO E DESCONHECIDO
|
professores
|
de-bate e de-apanha
|
alunos
|
quietação imposta
hoje
|
acordo
|
inquietação silenciada atualmente
|
ORDEM MISÓGINA
|
EQUILÍBRIO
|
CAOS PARTICIPANTE
|
Os currículos escolares – conformados com a grade curricular mínima – impostos pelos estado-ambientes só provêem sobrevivência NO PASSADO, onde não estamos mais e para onde não iremos. Estamos nos dirigindo para o futuro.
Ao matar protocolarmente e de forma estatalmente sancionada as perguntas inquietantes, os governempresas estatuem/oficializam a morte futura provável por DESERÇÃO DE PERGUNTAS dos presumidos perguntadores, aqueles que deveriam perguntar e que com tanta negação aprendem a não fazê-lo, quer dizer, os governempresas enfraquecem interna e externamente os conjuntos.
Por outra, diminuem o valor de sobrevivência.
As pessoambientes tornam-se, em termos psicológico-genéticos, deficientes em psicologia-p.3 e motivo de predação futura. A epistemologia do Conhecimento (Mágico-Artístico, Teológico-Religioso, Filosófico-Ideológico, Científico-Técnico e Matemático) deveria prover as bases de sabres e a pedagogia-de-escolas (dedicada a ensinar as escolas a ensinar, ou melhor, a ensinaprender), mas não faz isso, é claro.
Fracassa.
Tem fracassado.
De tempos em tempos, não tendo respondido corretamente, aquele conjunto de escolas sucumbe junto com toda a sócioeconomia.
Serra, sexta-feira, 23 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.
No comments:
Post a Comment