Cosmologia e Cosmogonia
Como quase todo mundo, acompanhei quem dizia
que cosmologia (estritamente, na língua grega, estudo do cosmos, mas em sentido
amplo toda a lógica da Ordem – isso vamos ver, é o discernível racionalmente,
quer dizer, incompetentemente) era o lado natural, enquanto cosmogonia (criação
do cosmos) dizia respeito a Criação (em maiúsculas conjunto de criações) por
Deus.
DEFINIÇÕES
DE COSMOLOGIA
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Internet
substantivo feminino
astr ramo da
astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,
preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução dele.
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No Houaiss eletrônico (o de cima foi cópia
dele sem os créditos).
Substantivo feminino
Rubrica: astronomia.
Ramo
da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,
preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução dele
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gr. kosmología, do gr. kósmos
'lei, ordem, mundo, universo' + rad. gr. - logía 'tratado, ciência,
discurso'
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DE COSMOGONIA
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Idem
cosmogonia
substantivo feminino
cosm
1. corpo de
doutrinas, princípios (religiosos, míticos ou científicos) que se ocupa em
explicar a origem, o princípio do universo; cosmogênese.
2. conjunto de teorias
que propõe uma explicação para o aparecimento e formação do sistema solar.
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Ibidem.
Substantivo feminino
Rubrica: cosmologia.
1. corpo de doutrinas,
princípios (religiosos, míticos ou científicos) que se ocupa em explicar a
origem, o princípio do universo; cosmogênese
2. conjunto de teorias que
propõe uma explicação para o aparecimento e formação do sistema solar
3. Derivação: por extensão de sentido.
Qualquer
fundamento teórico que busque explicar a formação das galáxias a partir de um
princípio primordial
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gr. kosmogonía, as,
'cosmogonia, criação do mundo'
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A primeira quer dizer estudo, a segunda
criação.
Pelas nossas ideias longa e minuciosamente
estabelecidas, Deus não “cria” o mundo, este já está em potência, é tirado
delas como posterior crescente realidade emergente na explosão ou manifestação,
quando tudo sai no processo que chamei de “saição”. O que cria mesmo, ao sabor
das ferrugens, é a Natureza imperfeitalizante (pois ela não pode senão criar
imperfeitos), enquanto tudo é em Deus para sempre perfeito. De DiN, i não cria
o mundo fora de si, cria em si, as potências de Deus mostrando-se como
naturezas.
Deste modo, como aparece no MP Modelo
Pirâmide, as naturezas do conjunto Natureza (todos os possíveis conjuntos, os
operantes e os inoperantes) vão SAINDO dos possíveis:
1) A saição, que vemos
como Grande Explosão ou Barulhão, como chamei;
2) A montagem sequencial
que está nas três pirâmides (micropirâmide, mesopirâmide, macropirâmide);
3) O estabelecimento dos
eventos conjugados - cada vez mais elevados - a partir das potências é SEMPRE
ENFERRUJANTE, quer dizer, montar os prováveis da Natureza a partir dos
possíveis de Deus SEMPRE produz incompletude, incompetência, transitoriedade,
morte, derruição (se a palavra não existir estou criando-a a partir do verbo
derruir, ruir, o que rui, vem abaixo, abate-se), decaimento.
As naturezas são, e serão sempre, amplamente
insuficientes, elas sempre produzirão erros de montagem a partir das possíveis
dialógicas-p.2, máximas enquanto divinas.
Desse modo:
a) É sempre a Natureza
que cria e inventa o malfeito, estando nesta seção a criação do mundo, a evolução,
o degenerável, o mortal, o que surge e desaparece como insustentável (inclusive
o ser, leve que seja, ser que afunda): ela é cosmogônica, cosmo-agônica;
b) Do outro lado, Deus é
cosmo-dialógico, ele sempre oferece em potência TODAS as probabilidades as mais
perfeitas prováveis, os limites absolutos.
REPETINDO
NATUREZA
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DEUS
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Cosmogônica.
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Cosmológico.
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Produz sempre imperfeições.
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Consiste de perfeições.
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Decadente.
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Incorruptível.
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Isso é o contrário exato do que as pessoas
diziam.
Acreditando nas pessoas fiquei enganado até
agora aos 61.
Serra, sexta-feira, 10 de julho de 2015.
GAVA.
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