Cursos de Culturalização
As pessoas pensam que sabem sobre os seus
lugares e tempos, mas isso dificilmente seria possível.
QUANTO
SABEMOS DO ESPAÇO E DO TEMPO?
TEMPO
|
ESPAÇOTEMPO
|
ESPAÇO
|
PASSADO
|
PRESENTE
|
FUTURO
|
O da direita multiplicado pela unidade de tempo
medido, o segundo, mais de 31 milhões num ano.
|
O indivíduo é sedado tanto pelas notícias
quanto pela falta delas, pois fazem-no acreditar em si, já que sobreviver faz
sentido socialmente.
|
Na Terra, 510 milhões de km2
(510 trilhões de m2, o “perto de você”). Sem falar no volume do
universo, ~ (13,73 bilhões de AL)3.
|
|
|
O que somos realmente tem pouco a ver com o
que pensamos que somos e MUITO MENOS com o que as pessoas pensam que somos (só
os que leem – fatalmente são poucos, ler é um ato de coragem em que somos
permanentemente lembrados de nossa pequenez – sabem um tiquinho mais; como a
mente humana é mínima frente ao coletivo, só sabemos esse tiquinho em virtude
da doação fantástica vinda da sociedade).
O QUE NÃO SABEMOS (sem falar que não
sabemos quase nada da micropirâmide e da macropirâmide – as notícias são
parciais, ínfimas, causando desnutrição menor nos que buscam se alimentar e
mais nos menos exigentes)
DOS AMBIENTES,
QUASE NADA.
|
Mundos.
|
1
|
É exponencial a passagem de um nível a
outro.
|
Nações.
|
196
|
||
Estados.
|
Estimativa de 4 mil ou mais.
|
||
Cidades-municípios.
|
Estimativa de 200 ou 30 mil.
|
||
DAS PESSOAS, BEM
POUQUINHO.
|
Empresas.
|
Estimativa de 200 milhões ou mais.
|
|
Grupos.
|
|
||
Famílias.
|
1,8 bilhão de não-conhecidos.
|
||
Indivíduos
|
7,2 bilhões de desconhecidos.
|
Em resumo, fora os pouquíssimos estudiosos,
os outros sabemos quase nada de quase tudo, ou seja, somos uns completos
tapados.
Porisso mesmo os conjuntos deveriam, eles DEVEM
colocar classes de PERSONALIZAÇÃO para educar sobre as pessoas e de AMBIENTAÇÃO
para ensinar sobre os ambientes, por exemplo, classes de culturalização ou civilização mais ou menos empenhadas
ou graduadas (tipo atrasadas ou avançadas em cada nível), de modo que possamos
aprender mais. Que sei da geo-história do Amazonas ou que sabem os amazonenses
dos 78 municípios do ES?
Estamos boiando na superfície da ignorância
particular.
Não há livros sobre o Brasil, sobre essa
terrível vastidão que é o país em toda a sua complexidade. Fácil, fácil se pode
chegar aos 200 mil temas gerais sobre o Brasil ou milhões, se descermos aos
particulares. Os governos nos três poderes, nos níveis nacional, estadual e
municipal, SÃO BASICAMENTE ESTÚPIDOS, estão sempre pensando trivialidades,
nunca avançam novidades.
Porisso, peço que coloquem salas de aulas.
Ensinem sobre o Brasil, sobre o Espírito
Santo, sobre Jacaraípe e tudo mais – seria interessantíssimo e as salas
estariam sempre cheias.
Serra, sábado, 11 de julho de 2015.
GAVA.
No comments:
Post a Comment