Monday, May 30, 2016


Pacotinhos de Doenças

 

Como já disse numerosas vezes, onde li primeiro foi em um dos livros de divulgação de Isaac Asimov, que haveriam 4,0 mil doenças de fundo genético; depois li em outra parte 5,0 mil e por último li na Internet que os ingleses teriam feito levantamento de 15,0 mil delas. A Internet diz que “doença de fundo genético” não é a mesma coisa que “doença hereditária” e faz sentido, mas isso nos diz que se forem 15,0 mil, há quase uma para cada gene, agora 23,0 mil (para os 100 mil estimados antes).

DOENÇAS DE FUNDO GENÉTICO

Classificação dos distúrbios genéticos:
Monogênicos: (também chamado de Mendeliano). É causado por mudanças ou mutações que acontecem na sucessão de DNA de um único gene.
Ex:
Anemia falciforme
Distrofia miotônica
Distrofia muscular de Duchene
Doença de Huntington
Doença de Tay-Sachs
Fenilcetonúria
Fibrose cística
Hemofilia A
Hipercolesterolemia familiar
Talassemia
Síndrome de Marfan
Cromossômicas: Alterações estruturais e numéricas no conjunto de cromossomo de um indivíduo.
Ex:
Multifatoriais: (também chamado de complexo ou poligênico). É causado por uma combinação de fatores ambientais e mutações em genes múltiplos.
Ex:
Alzheimer
Malformações congênitas
Cardiopatias congênitas
Certos tipos de câncer
Diabetes mellitus
Hipertensão Arterial
Obesidade
Obs.: A herança multifatorial também é associada com características de hereditariedade como padrões de impressão digital, altura, cor de olho, e cor de pele.
Drauzio Varela
raras-box

A partir de quando fiz 50 anos (tendo sido operado do coração aos 49, mas com pressão oscilando desde os 47) tive “todo tipo” de doença, tendo chegado momento em que a única parte de mim que não estava doendo eram as orelhas, pois são de cartilagem e gordura.

Então compreendi que os seres humanos são “pacotinhos ambulantes de doenças”, onde elas vão sendo cevadas para serem espalhadas ao redor. A um contador em que puseram dois parafusos na cabeça (ele diz que a dor é excruciante) falei que a vida é curta, ele acrescentando, “e grossa”, quer dizer, grosseira, brutal. Lá vamos nós sendo engordados para a morte, como João e Maria na casa da “bruxa”, a própria morte (por exemplo, diz o povo, “a bruxa está solta”, ou seja, a morte está solta).

LEGIÃO, MULTIDÃO

http://www.baratosdaribeiro.com.br/clubedaleitura/wp-content/multidao.jpg
Os pacotinhos caminham, vão fervendo em dor e desconforto, criando no curral do corpo todo tipo de dano biológico-p.2. Por dia - em 7,2 bilhões - 0,9 % ou 170 mil chegam ao fim da viagem e se entregam à degustação pelos vermes, que comem “apenas socialmente”.

A DESGUSTAÇÃO FINAL

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYAMiPO2P6ey8_T6tSwykPPjBZe5A-lpu3_LcXRvS33luVxty9QkrpgeBMBKKMN0VpbmS_T1N3guLeSxzuL3ZmPlKWRAexXRatF83GTmG_eX2TqBcJkJPWslw3PtArkdql_5_c/s400/excre%C3%A7ao.jpg
Apreciadores.
http://www.publishnews.com.br/upload/Image/100909_Cobras03_550.jpg
Os vermes filosóficos de Luís Fernando Veríssimo.

Ah, contudo há resistência.

Com todos esses problemas e dores, a humanidade resiste e prossegue, e é isso que acho admirável, a valentia dos pobres e miseráveis.

Serra, domingo, 05 de julho de 2015.

GAVA.

No comments: