Wednesday, October 16, 2013

Olimpiadas (da série Para o Leitor, Conto)

Olimpiadas

Não é Olimpíadas, a festa quadrienal do esporte mundial, alternada com a Copa do Mundo.
É Olimpiadas, piadas a nível mundial.
AS VÁRIAS MODALIDADES DE PIADAS QUE JÁ SANCIONADAS PELA FIPI (Federação Internacional de Piadas)
bêbados
louras
portugueses
mentirosos
loucos
gaúchos
mineiros
veados
bichos na floresta
caipiras
baianos
cornos
futebol
Joãozinho
crianças
papagaios
sogras
picantes
argentinos
humor negro

TODO TIPO DE PIADA (contrate seu personal joker)

Já que “rir é o melhor remédio” o governo colocou as piadas na categoria dos fármacos sem uso controlado e tanto os médicos podiam receitá-las quanto os leigos podiam se automedicar. Rir passou a ser coadjuvante da Medicina, porque movia “tantos músculos”.
E havia “seções de piadas” popularizadas, assim como a aromaterapia, a sonoterapia, a cristaloterapia e assim por diante.
Com o beneplácito governamental e até o estímulo (dado que o esvaziamento das tensões beneficiava a paz e esta mantém quieto o povo na hora da ordenha pelas elites) explícito e direto dos governos, as escolas adotaram a Piada das Escolas, depois chamada Ensino Piadístico, de onde saíram excelentes humoristas brasileiros, sempre rindo à custa dos governos. Para fazer propaganda as escolas colocavam cartazes, Esta Escola é uma Piada.
Havia uma escalada no ensinaprendizado das piadas, portanto não era permitido às crianças participar de seções adultas. Crianças e adultos, mulheres e homens, velhos e moços, héteros e goiolas, estrangeiros e nacionais, cotistas e não-cotistas, era a política da separação, mas fazia algum sentido, não fossem as pessoas se ofender ou serem ofendidas. O objetivo não era rir das pessoas, era rir.
E o governo dava muitos motivos, procurando ajudar sempre que possível. Vários políticos do Legislativo, juízes do Judiciário, governantes do Executivo, empresários, comandantes das forças viviam ajudando os humoristas, que deitavam e rolavam, às vezes de rir, e mais ainda os brasileiros, que não perdoavam, riam mesmo, tão chistoso era tudo.
Nascer em outro país não teria sido tão engraçado.
Pense naqueles suíços sisudos, corretos em tudo.
Meu Deus!
Serra, segunda-feira, 06 de agosto de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: