A Solidão do Super-Homem
Em todo lugar onde o Clark Kent ou o Super-Homem aparece, ele sempre é boa-praça super-agradável, o próprio retrato da polidez e da candura, e vejo nele grandes qualidades, pois consegue ajudar os outros e ao mesmo tempo manter-se sempre impoluto, sempre limpo de toda maldade.
Como disse Pedro Nava citado por Mario Sergio Cortella (N55), “Eu não tenho ódio; eu tenho é memória”.
Isso nos livra da ideia de termos ódio, nós que não queremos ter; temos lembrança raivosa das vezes que fomos atacados, a certeza intensa de que foi injustiça e que os seres humanos não podem e não devem proceder assim, com tanta desconsideração pelo próximo. É diferente de ódio, pois este comporta a intenção, a necessidade ativa, operante, de ir lá e ferir.
O boa-praça super-sujeito não parece capaz de ódio.
Pela cara dele, não é.
Tanto não é que, diferentemente do Batman e de outros super-caras, ele nunca sequer fere, muito menos seria capaz de matar ou por ação ou inação aleijar. Porisso mesmo não pode representar os EUA, já que estes matam e aleijam.
A FORTALEZA DA SOLIDÃO
Espinhento assim, é uma aviso pra você não ir lá quando ele está brabo.
|
Quando ele tem as crises é favor não chegar...
|
Monografia não autorizada.
|
Os amigos chegando pra festa.
|
E quando o SH está furioso? O que ele faz?
Que em algum momento ele vá ficar irritado não tem escapatória, porque no não-finito só um está INTEIRAMENTE livre de irritação e de todos os sentimentos maus, Deus. A Curva do Sino nos garante isso. Transitando nela, o SH também sofre os ataques de fúria; contudo, não sendo odioso deve conduzi-los a expressão material, não às criaturas biológicas-p.2 ou psicológicas-p.3; quer dizer, em outras palavras “ele descarrega na matéria”, nas coisas à sua volta. Se fosse em qualquer outro lugar que não a Fortaleza, poderia inadvertidamente atingir adultos ou, pior ainda, às crianças. Daí a minha tese de que ele se dirige à Fortaleza para descarregar a raiva em processos muito intensos de catarse. Não poderia ficar em casa, haveria a chance de atingir o pai e a mãe adotivos ou à Lois, depois de casado.
Nem qualquer analista, seja psicólogo, psicanalista ou psiquiatra iria com ele à FS. De maneira nenhuma, suas crises devem ser terríveis.
Talvez aquela coisa de derretimento do Pólo Norte venha disso, venha da energia gerada pelos ataques dele. Só pode. Que outra explicação haveria? Resumindo: se ele está sempre de bom-humor é porque é cuidadoso e se retira quando está com raiva. E que vá ficar com raiva a CS garante, pois todos os seres humanos (em 7ilhões 70 estão relativamente isentos na Terra) sofrem com isso.
Serra, terça-feira, 20 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.
No comments:
Post a Comment