Vivendo
e Ensinando
- Vivendo
- Domesticação no Lar
- Domesticação Fora do Lar
- Iluminismo, a Preparação do Capitalismo: Dois Excessos
- Ensinando: 300 Anos de Trepanação
- O Escritório do Capital
- O Capital do Escritório do Capital
- Qual é o Trabalho que Redime?
- Ensino e Aprendizado: Ensinaprendizado
- A Escola da Vida e a Vida da EscolaSerra, sexta-feira, 25 de setembro de 2014. José Augusto Gava.
Capítulo 1
Vivendo
O
MODELO PIRÂMIDE MOSTRA ASSIM
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A
FAIXA HUMANA
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Nos níveis físico-químico e biológico-p.2 há
um zilhão de objetos no primeiro patamar e 10 a 100 (mais correntemente falam
em 30) milhões de espécies com trilhões de organismos (arquea, fungos, plantas,
animais e primatas) no segundo.
Humanos, que de modo algum são animais, somos
7,2 bilhões, todos vivendo nos vários pontos da Terra, sem falar nos bilhões
que já morreram.
Pense em quantas informações isso gera!
Quintilhões delas todos os dias, uma parte menor sendo exponencialmente
guardada.
O CONHECIMENTO E A PSICOLOGIA (saber o que é torna
mais fácil orientar o que será)
ENQUADRA-DANDO
0.
Matemática
1.
Magia-Arte
2.
Teologia-Religião
3.
Filosofia-Ideologia
4.
Ciência-Técnica
4.1.
Físico-Química
4.2.
Biologia-p.2
4.3.
Psicologia-p.3
4.3.1.
Psicanálise das Pessoas
4.3.2.
Psico-síntese dos Ambientes
4.3.3.
Economia ou Produção
4.3.3.1
Agropecuária-extrativismo;
4.3.3.2
Indústrias;
4.3.3.3
Comércio;
4.3.3.4
Serviços;
4.3.3.5
Bancos;
4.3.4.
Sociologia ou Organização
4.3.5.
Geo-História ou Espaçotempo
4.4.
Informática-p.4
4.5.
Cosmologia-p.5
4.6.
Dialógica-p.6
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Como se pode pensar, é preciso educar em tudo
isso, a VER-OUVIR-PALATAR-DEGUSTAR-TATEAR O MUNDO. Antes mundo era pequeno,
camará, agora é MUNDO grande.
ANTES
MUNDO ERA PEQUENO
Parabolicamará
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena Do tamanho da antena Parabolicamará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto só quando dava Quando muito ali defronte E o horizonte acabava Hoje lá trás dos montes dendê em casa camará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio Tempo que levava Rosa Pra aprumar o balaio Quando sentia Que o balaio ía escorregar
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje Mora no som da cabaça Nem tá preso nem foge No instante que tange o berimbau Meu camará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento O momento da tragédia Chico Ferreira e Bento Só souberam na hora do destino Apresentar
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Gilberto
Gil
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Podemos pensar que educar todos e cada um
para a máxima potencialidade do mundo seja bem complicado.
EDUCANDO
AS PESSOAMBIENTES
EDUCANDO PESSOAS
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Educando indivíduos.
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Educando famílias.
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Educando grupos.
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Educando empresas.
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EDUCANDO AMBIENTES
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Educando cidades-municípios.
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Educando estados.
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Educando nações.
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Educando mundos.
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Como você pode imaginar, isso tanto liberta
quanto aprisiona todos e cada um de nós.
Quanto a esse libertaprisiona, a Escola geral
tem um papel. Ela é fundamental, um dos fundamentos de nossa essênciexistência,
mas se dá pouca conta disso, pouco raciocina sobre, embora diga que sim, por
meio de alguns pedagogos-educadores notáveis e de filósofos-ideólogos,
técnicos-cientistas, teólogos-religiosos, magos-artistas e matemáticos.
Conforme raciocinei longamente no Modelo
Pirâmide, não se trata somente de ensinamento e sim, também, de aprendizado.
Não obstante, a parte de ensinamento, dando-se através de imposição, tem sido
largamente sobreposta à parte do aprendizado, quando há sequer brecha para
este.
Isso desde o Iluminismo, quando o Estado
começou a tomar a si a tarefa de aprisionar as almas dentro de margens bem
definidas pelos seus ideólogos-partidários-pedagogos. Antes disso a educação
era basicamente algo das elites, praticada pelos mestres que iam às casas. A
geo-história da Educação geral é a da prateoria do Estado que se impõe à
coletividade, que a deprime e comprime, evidentemente mirando agradar a certa
senhora, a Burguesia e a certo chefe, o Capitalismo, neste caso de “ismo” a
superafirmação do Capital.
Quando mundo era pequeno havia coisas ruins e
coisas boas: as pessoas iam aprendendo desde quando nasciam até quando
começavam a trabalhar, na roça muito cedo, meu e minha mãe pequenos ainda,
ajudando como podiam. As famílias tinham mais de 10 filhos, até 20 ou mais.
Esse aprendizado sem escola era o VIVENDO, o ENSINANDO
só nas cidades e olhe lá, nelas só para os ricos e médio-altos.
VIVENDO E ENSINANDO ERAM SEPARADOS (e ainda são: na
medida em que julgaram que VIVENDO era impróprio para as serventias
burguesa-capitalistas, ele foi minimizado ao máximo, sem atentarem que era
sociológico, criava ordem, tecia a cidade)
VIVENDO
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ENSINANDO
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Separados
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Aprendizado de perguntas pelos alunos e
Povo.
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Ensino de respostas pelos professores e o
Estado.
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CAÓTICO
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ORDENADO
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O Povo quer perguntar e não encontra
estímulos para tal.
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O Estado oferece respostas prontas, não
provoca motivação.
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Os professores d0 Estado têm o tempo mínimo
de oferecer as respostas prontas, cabíveis, que domesticam as crianças passo a
passo e irão escravizá-las à produção mais adiante. Os alunos do Povo querem
poder fazer perguntas, querem indagar, querem se preparar para o futuro e não o
passado oferecido; querem vazar as inquietações, falar de si e de suas
famílias, irmãos e amigos, de suas brincadeiras, das coisas que ELES desejam
saber e não daquilo que os professores dizem que eles devem absorver.
Capítulo
2
Domesticação
no Lar
Durante a Idade
Antiga, de 476 a 1453, e na faixa da Idade Média de 1453 a 1789 as pessoas
ainda eram relativamente livres no que tange ao ensino. De 1453 para frente, à
medida que a Burguesia ia conquistando espaços, poderes e domínios, ela foi se
impondo no que tange à educação estatal. Quando apareceram os propugnadores do
Iluminismo (como doutrinação, é doença mental que propõe o domínio da luz sobre
a suposta escuridão da “Idade das Trevas”, que foram profundamente inventivas,
diga-se de passagem), as coisas mudaram de figura por mandamento da burguesia
que ia se transformando em capitalista, necessitando de indivíduos doutrinados
e domesticados respondendo mecânica e prontamente aos comandos em suas tarefas.
OS ILUMINADOS (O Iluminismo é
ismo, doutrina, superafirmação do ILUMINAR: para alguém ser capaz de iluminar,
deve ser ele mesmo portador de luz). Todos os textos da Wiki.
Iluminismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O iluminismo, também conhecido como Século das Luzes 1 e como Ilustração2 3 4 5 foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o
poder da razão,
a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval.
Abarcou inúmeras tendências e, entre elas, buscava-se um conhecimento apurado
da natureza,
com o objetivo de torná-la útil ao homem moderno
e progressista6 . Promoveu o intercâmbio intelectual e foi
contra a intolerância da Igreja e do Estado. Foram vários os príncipes reinantes que muitas vezes
apoiaram e fomentaram figuras do iluminismo e até mesmo tentaram aplicar as
suas ideias ao governo. Originário do período compreendido entre os
anos de 1650 e 1700, o iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch
Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac
Newton (1643-1727). O iluminismo floresceu até cerca de 1790-1800, após o
qual a ênfase na razão deu lugar ao ênfase do romantismo
na emoção
e um movimento contrailuminista ganhou
força.
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SUPOSTO ILUMINADO
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BREVÍSSIMA
BIOGRAFIA
(Vá buscar na Internet)
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D’Alembert
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Jean le Rond
d'Alembert (Paris, 16 de novembro de 1717 — Paris, 29 de
outubro de 17831 ) foi um filósofo, matemático e físico francês, que participou na edição da Encyclopédie,
a primeira enciclopédia publicada na Europa
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Descartes
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Diderot
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Montesquieu
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Rousseau
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Voltaire
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(E outros, todos franceses, foram dar nos
cortadores de cabeças como Robespierre, Danton, Marat).
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São os inimigos da humanidade: a título de
saberem como iluminar os seres humanos criaram o ódio que se espalhou pelo mundo.
|
Aquela gente muito esperta (depois de 1453,
mas antes de 1789, nos preâmbulos da Revolução Americana e da Revolução Francesa),
os iluministas, imaginou o que os alunos deveriam saber como mínimo que
oferecer aos seus patrões burgueses-capitalistas (a burguesia é o V0,
vê-zero, o pontapé inicial enquanto acumulação de capital e vai de 1453 a 1789;
o capitalismo já está em alta velocidade quando da faixa da Idade Moderna de
1789 a 1991).
O currículo mínimo antigo ainda não foi assim
mapeado enquanto surgimento da serventia, enquanto esboço do fazer posterior.
Pensaram num curral-ículo (currículo) onde
prender o alunado (chamei de A Grande
que Irá nos Prender à reformulação, vá ler).
A domesticação no lar era muito dispersiva,
liberal, liberalizante, até libertária, e não convinha ter tantas liberdades no
maciço e massivo sistema burguês-capitalista de produção, porisso as asas dos
garotos e das meninas deveriam ser cortadas.
Quando estudei, o regime era de um mês de
férias de 16/06 a 15/07 e três meses de 16/12 a 15/03, quatro meses por ano;
dos oito meses restantes (estudávamos aos sábados) tirando 4,4 domingos por
mês, 8 x 4,4 dá pouco mais de 35 dias, sobram de 8 x 30 = 240, 240 – 35, uns
200 dias, menos os 10 dias de feriados, 190 dias, de fato o período de aulas era
de 180 dias.
Agora são mais de 200 dias (sem os sábados,
só há 15 dias de férias no inverno e 30 dias no verão, as famílias renunciaram
sem protestos à felicidade das crianças), os infantes não têm folga do
cabresto. Dizem que a sobrecarga é para evitar a propensão ao crime, porém a
criminalidade só faz aumentar.
Já peguei na Internet os currículos escolares
para textos maiores, não vale a pena colocar aqui; grosso modo temos Português,
Matemática, Biologia, Física e o que mais for.
O fato é que só há ENSINO, não há
APRENDIZADO, só há a vida da escola, a escola da vida foi banida: somente
domesticação e nada de vida pujante, vibrante, potente, intensa. Fica aquela
coisa chocha de quatro horas (antes era de 07 às 11, não havia merenda nas escolas,
as crianças dependiam de merendeira levada de casa por quem tinha meio e almoço
na hora certa, tinha de caminhar até a residência ou ir de ônibus; agora talvez
seja das 08 às 12, refeição nas escolas), com aulas de 50 minutos, 10 minutos
de folga, com recreio de tantos minutos, não investiguei, alguém que desenhe.
As perguntas que podem ser feitas são aquelas
relativas às matérias. Vai ser muito interessante quando as pessoas despertarem
para o fato inquestionável e estarrecedor de que os temas oferecidos são
totalmente carentes da trepidação chocante da Terra fora das escolas.
Atualmente o professor fala, se o aluno não
entender perguntará DENTRO DO ASSUNTO, não pode escapar dessa limitação. Não
pode inquirir sobre o mercado de trabalho, os assuntos da mídia (TV, Revista,
Jornal, Livro-Auditoria, Cinema, Rádio e as tecnartes), nem do Conhecimento
(Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e
Matemática) ou qualquer outro assunto cativante.
Aliás, como curiosidade nessa polêmica sobre
o ensino de religião nas escolas americanas (e em todas), podemos percorrer os
nove modos de conhecer para ver o que o Modelo Pirâmide responde.
PRIVILÉGIOS
E NEGAÇÕES
CONHECIMENTO
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É OFERECIDO EM
ESCOLAS DOS EUA?
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Magia
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Arte
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Sim (não sei se todas as 22 do MP).
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Teologia
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(Só nas escolas teológicas): não nas
escolas para crianças e adolescentes.
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Religião
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Filosofia
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Sim
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Ideologia
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Ciência
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Sim (dividida em Física, Química, Biologia,
além de oficinas de Informática)
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Técnica
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Sim (e há oficinas).
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Matemática
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Sim (a contragosto dos alunos).
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DON’T
NOT MUCH TRIGONOMETRY
SAM COOKE
Don't
know much about history
Don't know much biology Don't know much about a science book Don't know much about the french I took But I do know that I love you And I know that if you love me too What a wonderful world this would be Don't know much about geography Don't know much trigonometry Don't know much about algebra Don't know what a slide rule is for But I do know that one and one is two And if this one could be with you What a wonderful world this would be Now I don't claim to be an "A" student But I'm trying to be So maybe by being an "A" student baby I can win your love for me Don't know much about history Don't know much biology Don't know much about a science book Don't know much about the french I took But I do know that I love you And I know that if you love me too What a wonderful world this would be La ta ta ta ta ta ta (History) Ooh ooh ooh ooh ooh ooh (Biology) La ta ta ta ta ta ta (Science book) Ooh ooh ooh ooh ooh ooh (French I took) But I do know that I love you And I know that if you love me too What a wonderful world this would be |
Como se pode ver, a Escola geral
norte-americana não tem nada de igualitária. A ideologia seria a partidária, falando-se
de eleições e partidos.
Como se pode ver acima há quatro absolutamente
fora das salas: Magia, Teologia
(parcialmente, pois é estudada nas faculdades), Religião
e Ideologia.
Tecnociências estão maciçamente presentes.
Voltando ao assunto, a domesticação no lar
por mães e pais, tios e tias, avôs e avós, toda a parentada, não foi julgada
suficiente pelo novo modelo cultural, daí passou a desnecessária; foi
encurtando o período fora das salas de até os 07 anos para no máximo o 1º e o 2º
ano de vida, quer dizer, logo depois do desmame da criança ela é colocada em
creches, em “salas de socialização” e coisas tais.
Ninguém avaliou qual dos dois modos produziu
a melhor civilização DECENTE, civilizada: se aquela da domesticação no lar ou da
domesticação fora do lar. Não estou falando das misérias sofridas, só da
formação do ser humano.
Capítulo
3
Domesticação
Fora do Lar
Como vi nos textos
que escrevi, as melhores fases das nossas vidas em termos de aprendizado são a infância
e a adolescência, duas faixas intensíssimas, maravilhosas – depois disso nos
tornamos como espantalhos, mexendo ao sabor dos ventos.
Pense então que
dezenas, centenas dessas crianças espantosas são reunidas num espaço mínimo
para serem encaixotadas por grande quantidade de professores ignorantes e
cruéis! Não são todos. É claro que os professores sofrem com as injúrias, levam
coices das criaturas aprisionadas.
Todo ímpeto para
crescer, para renovar (tente mensurar a renovação celular PERCENTUAL do corpo a
partir do espermatóvulo e o estoque de informações) é podado, é cortado
brutalmente em nome da exiguidade do espaço de inserção econômica.
Nada das maravilhas
ofertadas no palco ambiental de vida dos estudantes pode ser manifestado!
Com a ideia de tornar
os alunos robôs domesticados, os pedagogos mataram todo interesse legítimo que
a Racionalidade (mais que a Vida – de fungos, de plantas, de animais, de
primatas -, mas também deles), a psicologia injeta nas mentes ávidas. Inclusive
os pedagogos reverenciados (Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darci Ribeiro e
tantos outros nacionais e estrangeiros) só se viraram para a educação de
adultos.
Piaget se interessou
pelas crianças, porém não nesse sentido que estou colocando.
Como fazer para
torná-las alegres de novo? Como reavivá-las? Como torná-las viçosas outra vez?
É preciso ir aos
jardins de infância e aos parques onde estejam soltos guris e gurias para
compará-los com jovens adultos aturdidos, bêbados e drogados, desorientados,
hostis, mortais.
JARDINS DO ÉDEM DE
NOSSA VIBRAÇÃO
Crianças obrigadas a se comportar.
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O contrário da liberdade.
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Brincando no parque.
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Isso é que é infelicidade!
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Demorei demais para ver porque, como quase
todos, eu só pensava em MELHORAR O ENSINO DE ADULTOS, quer dizer, como aumentar
o rendimento da extração de leite monetário das vacas e dos bois, como obrigar
os crescidos a operar mais rapidamente e com maior fidelidade às exigências do
capitalismo selvagem.
AS MELHORES EM FALTA DE FACULDADES DO MUNDO (em
adestramento-de-respostas)
|
De 25 só cinco não são dos EUA (três são do
Reino Unido, os EUA da Europa).
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Não tem nenhuma do ES.
|
O PROCESSO DE PACIFICAÇÃO DA CRIANÇA (fora creche,
socialização e jardim; agora começa a domesticação com um ano de idade ou
antes)
FASE
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ANOS
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1º grau
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8
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2º grau
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3
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Universitário
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5
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Metrado
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2
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Doutorado
|
4
|
Pós-Doutorado
|
4
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TOTAL
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26
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Pega vivo aos 07 e entrega morto aos 33 anos;
a partir de qualquer dessas fases o vivo-morto (e eu que não acreditava em
zumbis!) vai responder a uma das “linhas de pesquisas” de interesse dos
mandatários, dos dignitários cheios de empáfia e falsa dignidade.
Capítulo
4
Iluminismo, a
Preparação do Capitalismo: Dois Excessos
Tudo é TÃO PESADO que as pessoas - quase
todas - nem pensam que os estudantes estão sendo sugados (a maior parte do
tempo para favorecer o excesso de consumo e a morte da Terra), chupados,
descarnados de sua alegria e felicidade, visando submetê-los a construção de
inumeráveis casas, piscinas, objetos, roupas, carros e meios de transporte,
ruas, prédios e uma infinidade de coisas que na verdade não vem nos trazendo
beleza, felicidade, harmonia e todo o lado bom do dicionário, hoje tão
desprezado. Enfim, trazendo ao girar da roda das reencarnações
econômicas-produtivas.
A cada geração de 30 anos uns morrem e outros
devem nascer para substituí-los, de preferência acrescentando um tanto ao
programáquina capitalista anterior: agora a taxa de crescimento vegetativo está
em 1,2 % de 7,2 bilhões de indivíduos. Outro 0,9 % morre a cada ano, 64
milhões, chegando residualmente a mais 86 milhões/ano, querendo isso dizer que
150 milhões nascem anualmente, a todos esses sendo necessário proporcionar
alimentos, roupas, moradias, trabalho. Morrem 64 milhões na ponta
principalmente velha, nascem 150 milhões, a sobra é de 86 milhões POR ANO, em
2,5 anos mais que toda a população do Brasil.
Essa exponencialização torna tudo esfuziante,
entusiasmante, pois a economia mundial cresce, os donos do poder podem fazer
propaganda. É como a abertura de firmas: só conta a estatística, não se fala de
perda de economias com os fechamentos.
Na Revolução Industrial criou-se um
contraste: de um lado a necessidade de mão de obra, inclusive de crianças de
menos de 14 anos, e do outro a necessidade de mantê-las nas escolas o máximo
possível para moldá-las, para encaixotá-las.
O capitalismo burguês contratou bons
professores, os iluministas; e estes atacaram os religiosos, que poderiam defender
(um pouco, não muito, os reverendos também usufruíam do sistema) as crianças e
os pobres em relação à superexploração.
Não se falando do sobre-trabalho (isso já foi
feito, embora não a contento), há a usurpação da infância pela educação-ensino
(com ausência da educação-aprendizado, como vimos): o sistema educativo pega
“um anjo” aos 07 anos ou antes e o devolve demônio aos 18 ou 21.
O CONTRASTE CRIADO (os estudiosos
poderão ampliar muito a visão com dados da realidade no decorrer dos séculos)
CRIANÇAS
|
ADULTOS
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De bonitas e felizes as crianças se
transformam em adultos horríveis e deprimidos.
Capítulo 5
Aprendendo: 300 Anos
de Trepanação
PONTO
DE ENCONTRO
NOVAS PERGUNTAS
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E/A
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NOVAS RESPOSTAS
|
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Comunhão de interesses:
Perguntar/
Responder.
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Estudantes
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Professores
|
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Vida
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Escola
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Aprendizado por interesse próprio.
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Ensino orientado por interesse alheio.
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Para repor os que iam morrendo e fazer isso
num nível cada vez mais alto, foram inventadas as admiráveis universidades.
Elas cumpriram maravilhosamente sua incumbência, até além do pedido.
Ninguém pensou que a infância estava sendo
aleijada, até porque cada qual imaginou que ela estava sendo beneficiada.
TREPANAÇÃO DA GAROTADA (felizmente na minha
infância em Cachoeiro de Itapemirim e Linhares fui feliz, o ES ainda era
bastante atrasado, não tinha copiado as maldades de agora) – também aplaudi a
atual educação, antes de vê-la como realmente é, o serviço de sangramento das
pessoas todas.
Os professores trabalhando.
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O adulto já pronto para o mercado de
trabalho.
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Desse conseguiram extrair toda felicidade.
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Esse só fez uma faculdade.
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Na falta de educação (ensinaprendizado)
adequada, os jovens estão matando por aí, nos EUA entrando nos lugares e atirando
em 50 numa tarde, no Brasil matando de 50 mil (estatística da ONU) a 150 mil
(repórter espanhol Luís Mir), segundo os dados constantes do livro de Olavo de
Carvalho O Mundo Como Jamais Funcionou, volume II, Vide Editorial,
Campinas, 2014, página 85.
Não admira mesmo nada se tantos desajustados
são produzidos a cada ano!
Se o “amai ao próximo” não chega logo no
começo, como esperar que a planta produza boa carga de frutos sem adubação do
amor?
Se os cérebros naturais,
psicológicos-racionais, não são cuidadosamente conduzidos na fase mais
espetacular de todas, como esperar que a árvore raquítica se torne viçosa na
maturidade?
AS RADIANTES FACES DAS CRIANÇAS SEM CONTROLES
ADULTOS
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Mães e pais de bom humor ajudam muito.
|
Acho que é urgentíssimo os pesquisadores
ficarem junto de crianças amadas deixadas livres, sem excessivos controles,
retratando-as desde cedo (nada garante que não haja desvios e decepções, porque
mera palavra realmente mal dita pode provocar avalanches de mal humor, no caso
mal amor).
Capítulo 6
O
Escritório do Capital
Chamei de “escritório
do Capital” geral aqueles que trabalham para ele, os do Governo geral que vão
recolhendo aos pobres e médios (até os miseráveis pagam impostos no Brasil,
porque o ICMS é embutido, é um percentual de cada compra) e repassando aos
médio-altos e ricos através de suas empresas - os que não têm pagam aos que
têm.
TOMOU? (O Escritório do
Capital arregaça com os des-capital-izados)
- Toma-lhes os recursos tributários através da ditadura dos impostos (é imposto, não é dado de boa vontade) (mais de 90 tributos no Brasil);
- Toma-lhes os anos de vida (já pedi para fazer a média de expectativa de vida das classes E, D, C, B, A);
- Toma-lhes o prazer de ser criança e adolescente feliz trepanando seus cérebros para colocar lá dentro obediência servil e restrições inumeráveis);
- Toma-lhes segurança de ser com (a caminho de) 5,0 milhões de leis;
- Toma-lhes a segurança do ter e da vida, tornando o país espaçoso para os bandidos;
- Toma-lhes o futuro, mantendo-os na mesma posição social por gerações (depois de 500 anos os negros e os índios ainda são 99 % prisioneiros);
- Toma-lhes a satisfação do transporte, oferecendo-o em péssima qualidade;
- Muito mais, faça as contas.A 3 é a que nos interessa aqui.Todos os sistemas pedagógicos, todos os discursos, todas as análises psicológicas não se centraram no principal: COMO FAZER AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES FELIZES?Isso tem de ser missão de vida em todos os continentes, todas as latitudes, todas as longitudes, todas as altitudes, todo o tempo, todos os dias do ano.TERRAMADA, IDOLATRADA, SALVE, SALVE! (Ó solo mãe! Os filhos deste solo, pátria amada!)
Parte II
Deitado eternamente em
berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais
garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno
seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da
justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
Letra:
Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva |
Como amar os filhos sem amar a mãe
(psico-ecologia), como amar a mãe sem amar os filhos?
Se uma árvore é surrada desde semente e broto,
como esperar que não cresça torta?
O Capital tem de compreender que pode ser
rico em meio à miséria e que pode ser riquíssimo se sustentado e amado em meio
ao resgate de todos.
O Escritório do Capital deve abster-se de ser
bajulado, sendo tarefa de todos de tirar os bandidos de sua condição de
sanguessugas. As crianças que somos todos e cada um agradeceremos penhoradas.
Capítulo
7
O
Capital do Escritório do Capital
A TAREFAS DO CEC, DO EC E DO C
- Curar os corpos;
- Curar as mentes;
- Harmonizar os corpomentes PESSOAMBIENTAIS;
- Promover a felicidade (as pessoas estão sendo empurradas para os objetos, cuja extração fere a Terra e aborrece a Deus; além disso estão maltratando os amiguinhos, as criaturinhas vivas - o que aborrece tremendamente).Temos de parar os desvios até o último centavo.OS CONFORTOS DO CEC (prédios superelegantes – isso deve acabar, todo excesso deve ser cortado, todas as mordomias, todas as infâmias) – nada disso precisa ou deve existir: instalações confortáveis, sim, mas muito simples devem existir de agora para frente. Todos os prédios luxuosos devem ser vendidos, inclusive os de Brasília, ou transformados em museus.
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São governantes que prezam mais a si mesmos
que ao povo (e às elites).
WE ARE DE WORLD (nós somos o mundo,
dizem as crianças através da música)
Nós Somos o Mundo
Lionel Richie:
Chega o momento em que ouvimos um certo chamado Lionel Richie & Stevie Wonder: Quando o mundo deve se unir como um Stevie Wonder Há pessoas morrendo Paul Simon: E é tempo de dar uma mão para a vida Paul Simon & Kenny Rogers: O maior presente de todos Kenny Rogers: Nós não podemos continuar fingindo todos os dias James Ingram: Que alguém, em algum lugar, em breve fará uma mudança Tina Turner: Somos todos parte da maravilhosa grande família de Deus Billy Joel: E a verdade, você sabe, amor é tudo que nós precisamos Michael Jackson: Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Diana Ross: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas Michael & Diana Ross: É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Dionne Warwick: Envie seu coração a eles Assim, eles saberão que alguém se importa Dionne Warwick & Willie Nelson: E suas vidas serão mais fortes e livres Willie Nelson: Como Deus nos mostrou, ao transformar pedras em pão Al Jarreau: E então, todos nós devemos dar uma mãozinha Bruce Springsteen: Nós somos o mundo, nós somos as crianças Kenny Loggins: Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Steve Perry: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas (Daryl Hall) É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Michael Jackson: Quando você está muito mal, parece não haver esperança alguma Huey Lewis: Mas, se você apenas acreditar, não há como cairmos Cyndi Lauper: Bem, bem, bem, bem... Vamos compreender que a mudança só pode vir Kim Carnes: Quando nos Kim Cranes & Cyndi Lauper & Huey Lewis: Mantivermos juntos como um Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Bob Dylan: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas Bob Dylan: É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Ray Charles: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Stevie Wonder & Bruce Springsteen: Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Stevie Wonder: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Stevie Wonder & Bruce Springsteen: Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Bruce Springsteen: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu James Ingram: Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Ray Charles: Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos aqueles que deixam o dia mais brilhante Então, vamos começar a doar Há uma escolha que estamos fazendo Estamos salvando nossas próprias vidas É verdade, nós faremos um dia melhor Só você e eu |
E já que, com os propósitos do mal, os
governos foram levantados em toda parte com tanta pompa e circunstância, a
tomada deles por gente devotada e amorosa (sem propaganda e sem autopropaganda)
favoráveis às crianças e adolescentes, poderá proporcionar dinheiro de vendas
de prédios, de tributos, de serviços prestados, de institutos e de bancos
mistos e governamentais.
É só trocar o sinal de – para +.
Capítulo
8
Qual é
o Trabalho que Redime?
De vez em quando a
gente passa por muro onde está escrito: o trabalho enobrece. Vem algum gaiato e
picha por perto: se trabalho enobrecesse, burro de carga seria o maior dos
nobres.
Qual trabalho
nobilita?
O trabalho escravo
não pode ser. Através da geo-história soubemos de milhões de escravos e não
parece que tenham sido elevados.
O trabalho livre
mal-humorado tanto dá dor de cabeça no agente quanto em quem está perto – esse
também não.
O trabalho livre
feito em condições penosas (por exemplo, naquelas condições do Oeste americano,
em toda a história da Europa antiga, no Egito antigo onde não existia servidão,
no Brasil no Centro-Oeste e Norte e mesmo no Sul, Sudeste e Nordeste nos
primórdios) também não, porque as pessoas trabalhavam tantas horas por dia
(inclusive crianças) que não poderiam estar felizes.
O trabalho feito em
minas, debaixo da terra, além de penoso é perigoso demais, só há alegria na
volta para casa.
Em resumo, há TANTAS
situações em que o trabalho não é gratificante que, até onde minha mente
alcança, posso dizer que o trabalho satisfatório é aquele feito com alegria ou
aquele que permite a redenção própria ou alheia.
No final das contas,
o que torna as tarefas aceitáveis é servirem ao contentamento próprio ou alheio.
Se estamos criando e
educando crianças em condições insalubres físicas ou mentais, só podemos ser
idiotas, porque elas não vão estar felizes ao trabalhar e com isso farão obras
terríveis. A corrente da fortuna não vai ser criada (foi isso que aconteceu
desde quando os iluministas começaram universalmente a afastar as igrejas das escolas).
Sem a corrente da
exultação e da bondade, sem a continuidade da ternura e da comunhão, não
teremos senão o futuro que já tivemos desde 300 anos, desde que os iluministas
chegaram ao comando da realidade.
A corrente falha
exatamente nas crianças e adolescentes, no modo como elas e eles foram criados
ao longo de três séculos.
Desastre total!
A torrente da amizade
e da generosidade foi cortada pelo mal durante 300 anos de miséria e desgosto
para toda a gente em todo o mundo. O Bem sofreu um abalo por renúncia das
pessoas que deveriam habilitar-se para recebe-lo.
Está na hora de
recebê-lo de volta de palmas abertas! De braços receptivos.
Capítulo
9
Ensino e Aprendizado:
Ensinaprendizado
RETRANS DO E/A
(reforma-transformação mundial do ensinaprendizado) – levando em conta a LAL,
latitude, altitude, longitude estacional, das estações; com a âncora cultural
ou civilizatória profunda em 170 milhões de km2, 170.000.000 milhões
de m2 de área emersa:
- Reintroduzir a Vida (fungos, plantas, animais e primatas) amiga;
- Restaurar o espaçotempo hiperativo infantil e adolescente;
- Recompor o Amor e o Bem (afastar o desamor-ódio e o mal);
- Conversar, sobretudo conversar com eles e elas;
- Centralizar nossas tarefas nelas e neles;
- Reorientar as tecnartes e a mídia para o E/A;
- Baratear os governos, enxugando-os maciçamente, reordenando os gastos da empáfia para a simplicidade, reduzindo a massa de funcionário a 10 % do que é agora tão cedo quanto possível sem descuidar das atenções, passando as tarefas às empresas na base de 1, 2, 4, 8, 16, 32 (isso soma 63 %) de 5 em cinco anos, de modo a haver preparação (no final para restarem 10 % tem-se de passar 27 %);
- Criar a Economia da Restauração dentro da economia destrutiva;
- Educar pais e mães a serem mais tolerantes sem perder a firmeza amorosa;
- Estudar o ensinaprendizado em todos os níveis e em todos os governos e empresas, e muitas outras iniciativas.
- O ensino deve ajuntar-se ao aprendizado (quer dizer, os professores devem reaprender a indagar e abrir espaço para as interrogações);
- O aprendizado deve trazer de todas as partes questionamentos profundos que obriguem os professores, as escolas, os governos e as empresas a ir buscar soluções.
Ao invés de afastar os perguntadores como
inoportunos, os estabelecimentos devem estimulá-los, favorecendo seu
aparecimento e manifestação, criando competições sobre as melhores questões.
Capítulo 10
A
Escola da Vida e a Vida da Escola
- Já que a Vida (e racionalidade) é escola e;
- Já que a Escola geral é vida/racionalidade:
Como uma e outra podem refletir outra e uma?
Como os professores e professoras podem se tornar felizes, entusiásticos?
O PROJETO DE UMA ESCOLA VIVA E DE UMA
RACIONALIDADE QUE ENSINA – escolas em meio a florestas com lagos, com
montanhas longe da poluição (há que começar com uma e propagar indefinidamente
em projetos cada vez mais belos)
Esta ao menos tem algumas árvores.
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Um símbolo para as escolas.
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Multiplicando a felicidade.
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Restaurando a felicidade humana.
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Vindo lá de fora - da viva-cidade - os alunos
com os questionamentos luminosos (a cada dia trazendo uma curiosidade nova),
dentro encontrarão o professorado pesquisando as respostas do dia anterior para
tentar satisfazer a intensíssima sede de saber daqueles futuros adultos, as
crianças em formação.
Pode haver dois turnos na Escola geral, com
manhã de respostas e tarde de perguntas ou vice-versa.
De fora vem chegando os camaradinhas que
passaram o tempo pesquisando como embaraçar os professores, de dentro estes vão
tentar não tropeçar. No meio das coisas perguntadas-respondidas vai-se
encaixando a realidade de produçãorganização.
Veja, você professor vai poder tratar com a
indagação fresquinha, fresquinha, no nascedouro mesmo, não aquela outra
enrijecida, crestada, descascada, rusguenta da velhice ou pelo menos da
maturidade, aquela coisa moída e remoída cheia de ranço das frustrações e
silêncios das juventudes amarguradas.
A dúvida, mesmo simplória, mesmo boboca, vale
muito.
Quantos de nós não somos angustiados porque
nos impediram de saber o que queríamos saber de fato? Porque mantiveram dentro
de nós dúvidas que nos amordaçaram?
Serra, terça-feira, 13 de janeiro de 2015.
José Augusto Gava.
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