Saturday, July 09, 2016


Hagee Vê a Vida

 

Em seu livro Os Desafios da Vida, Suas Oportunidades, Niterói, BV Films, 2009 (original do mesmo ano) John Hagee coloca na página 73 e seguintes Sete Ações para Encurtar sua Estadia no Problema, tratando-as mais extensamente.

AS AÇÕES DE HAGEE (como enumeradas) – compre o livro e leia.

NÚMERO
RECOMENDAÇÃO
1
Reconheça o problema.
2
Seja responsável por suas ações.
3
Esteja disposto a trabalhar.
4
Quando estiver errado, admita.
5
Perdoe.
6
Controle sua língua.
7
Não se faça de coitadinho.

As recomendações são boas, como várias são, mas em minha vida não segui exatamente essa sequência, nem a vejo como muito lógica.

COMO FIZ (não foi só isso, nem deixei de errar)

5
Comecei minha vida decidindo perdoar as pessoas ANTES que fizessem, ou teria de combatê-las (como disse mamãe, perdoo, mas não esqueço, pois afirmou Clarice Lispector que a memória é o que nos separa do caos).
7
A autocomiseração é você se colocando como seu maior inimigo 24/7, como dizem os americanos (24 horas por dia, sete dias por semana) ou, como dizem os brasileiros, o que atrasa não adianta.
4
Tenha como princípio o que disse Jesus: “se sim, sim, se não, não, o que passa disso é coisa do demônio”. Não mentir não cria redes de lembranças, limpa seu mundo por fora e por dentro, te deixa bem leve e desimpedido. Quando cometer erros mostre-os imediatamente, senão eles vão crescer (inclusive por propaganda dos colegas).
3
Esteja disposto a trabalhar TODOS OS DIAS, tenha disciplina, exija disciplina fora de si (ou sugira-a pelos seus atos).
2
Seja responsável pelo que fizer (inclusive pelos atos de seus filhos, dos amigos e dos parentes quando puder ajudar).
1
Equacione o problema, não postergue (fiz muito isso até aprender a não procrastinar, não adiar), enfrente, trabalhe-o no todo ou na parte imediatamente (isso resolve 99 % deles).
6
Controle sua língua, sim, isso é temperança, muitas vezes o que íamos falar se mostra incorreto no julgamento – e lembre-se que os outros somos nós.

Portanto, não confesso como Hagee, nem comungo com ele, mas qual que nós concordaria com qualquer coisa?

Na página 102 ele cita as virtudes que, segundo Benjamin Franklin, um dos heróis deles constantemente citado, deveriam conduzir nossas vidas: “Ele dá treze virtudes necessárias para o verdadeiro sucesso: temperança, silêncio, ordem, definição, sobriedade, dedicação, sinceridade, justiça, moderação, clareza, tranquilidade, pureza e humildade”.

Podemos escolher essas, como várias outras.

SE VOCÊ ESCOLHER ESSAS (encontrará vidas exemplares a que foram úteis)

Clareza.
 
Dedicação.
 
Definição.
 
Humildade.
 
Justiça.
 
Moderação.
 
Ordem.
 
Pureza.
 
Silêncio.
 
Sinceridade.
 
Sobriedade.
 
Temperança.
 
Tranquilidade.
 

Se você seguisse Buda diria que ele é o condutor ideal dos seus cavalos, ou Mestre Eckhart ou São João da Cruz ou São Paulo ou esse e aquele, mas tudo isso está resumidíssimo em Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Serra, segunda-feira, 21 de dezembro de 2015.

GAVA.

No comments: