Sunday, September 29, 2013

Bisa Helena (da série Já que Conto)

Bisa Helena

Ela não gosta de ser chamada assim, é Mamãe Helena, mas ela é pelancuda, só falo isso aqui.
PELANCAS, O DECLÍNIO DA BELEZA.

Não sei muito, ninguém fala comigo, ouço por aí.
Parece que ela era bonitona na juventude, tem um monte de retratos espalhados, vou te contar, era mesmo! Poxa! Dizem que ela foi a mais bonita do mundo, isso não sei, não participou de nenhum concurso Miss Universo, nem nada, mas pelos retratos, mermão, é de arrasar mesmo.
Me faço de sonso, fico ali como quem não quer nada, o próprio retrato da sonseira. Quando as mulheres se reúnem, elas ficam falando indecências, eu ouço com a minha cara de bobalhão, mamãe, que é da pá virada (a bisa gosta muito dela e só ela pode falar assim), diz: “e aí, vó, fala quando o vovô pegou você no laço e cravou as esporas no baixo ventre, a égua pulava e escoiceava” e caem na gargalhada com a imagem.
A bisa mesmo só teve uma filha, minha avó, mas ela teve um punhado de filhos e de filhas e cada um teve mais um monte, de modo que a casa fica cheia nas festas.
Acho que ela era casada antes do bisavô Páris garrar ela, com o Mano Lau, eu acho, então é adúltera, né, mas nisso ninguém fala, todo mundo prefere esquecer o passado.
Parece que foi um garoto, um tal de Eros, que apresentou eles.
OS RETRATOS DA BISA

E até hoje falam desse romance, fizeram filme, a bisa foi ver e cuspiu, “vê se Páris era um frangote desses!”
Bom, de onde vem o casarão?
É o que ouço falar...
Parece que ao fugir da guerra que houve lá na Grécia o tio-bisavó Enéias carregou o ouro e a prata da família e dividiu, a bisa ficando com uma parte grande, é o que ouço falar, cataram o ouro do trisavô. Ele foi para a Itália viver de rendas e ela é que veio para o Brasil criar a filha, nunca mais casou, como dizem “amor de p* onde bate fica”. Isso é que é fidelidade, o bicho devia ser bom no troço, ela carrega um retratinho dele há mais de 70 anos, acho que ela tem uns 150, só pode.
Serra, domingo, 30 de setembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: