Thursday, September 26, 2013

Ouro em Penca (da série Conto N'Ato)

Ouro em Penca

Aquele mesmo camaradinha que fez a palestra sobre as laranjas como pepitas de ouro fez esta outra sobre as bananas que a humanidade ama, mas não tanto quanto deveria, fiquei pensando depois de ter ido-ouvido.
OS TIPOS DE BANANA

BANANAS MADURINHAS (e que verde bonito! Muito bom para cores com que pintemos a vida)
UMA
UMA PENCA
UM CACHO
UMA BANANEIRA
UMA PLANTAÇÃO

E daí vem os doces, as compotas, as vitaminas, os bolos com banana, banana da terra frita, banana caramelada (precisam encontrar um substituto decente do açúcar), banana assada, banana amassada no garfo, banana na feijoada, banana em pote como papa para as crianças.
SERÁ QUE ALGUÉM PODERIA FAZER UMA LISTA COMPLETA? (tomará tempo – ele não mostrou tudo) – usos das bananas.
Banana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Banana é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa - além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas"). Banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.
Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. Contudo, existem variedades de cultivo, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, banana-pão ou plantains, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas), constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais. A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos e a União Europeia as principais potências importadoras.
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.
As pseudobagas formam-se em conjuntos (clusters) com até cerca de vinte bananas (cada conjunto é uma "penca"). Os cachos de bananas, pendentes na extremidade do falso caule da bananeira, podem ter 5 a 20 pencas e podem pesar de 30 a 50 kg. Cada banana pesa, em média, 125g, com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. Bananas são fonte apreciável de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio.
Ainda que as espécies selvagens apresentem numerosas sementes, grandes e duras, quase todas as variedades de banana utilizadas na alimentação humana não têm sementes, como frutos partenocárpicos que são, exceção feita à espécie Musa balbisiana, comercializada no mercado indonésio, excepcionalmente com sementes.
Devido ao elevado teor de potássio em sua composição, as bananas são levemente radioativas,[1][2] mais do que a maioria dos outros frutos. Isso se deve à presença do isótopo radioativo potássio-40 (40K), regularmente distribuído no potássio ocorrente na natureza, apesar de que o isótopo comum, potássio-39 (39K), seja não-radioativo. Por esta razão, os ambientalistas em energia nuclear, por vezes, costumam referir-se à "dose equivalente em banana" de radiação para apoiar seus argumentos durante debates em congressos e encontros sobre a matéria.[3][4] Embora a radioatividade da banana seja muito leve, todavia, grandes carregamentos da fruta em navios podem ser suficientes para disparar detetores ou sensores de radiação em determinadas circunstâncias.
Wiki:
O PODER DAS FRUTAS, ERVAS E HORTALÍCIAS
Banana

A banana é uma fruta originária da Ásia e posteriormente espalhada para África e as Américas. É própria dos climas quentes e úmidos e melhor se adapta nas planícies próximas do mar e protegida dos ventos. Além de muito saborosa é uma fruta recomendada para todas as idades e quase que em qualquer condição de saúde. Na sua composição química, em cada cem gramas, contém vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), vitamina B5 (niacina), Vitamina C (ácido ascórbico), potássio, ferro, água, hidrato de carbono, proteínas, gorduras, sais, etc.
Segundo o livro de “A. Balbach, ‘As Frutas na Medicina Doméstica”, recomenda o uso da banana contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, afecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose, paralisias, problemas estomacais, etc. O Dr. “Lourenço Granato”, diz que a banana é muito indicada nos casos da mais rigorosa prescrição da higiene alimentar dos organismos depauperados de idosos e crianças”. Falar da banana de maneira que esta deliciosa fruta mereça, só mesmo em vários capítulos. A banana contém três açucares naturais: sacarose, frutose, glicose e combinados com fibras. Por isso ao consumirmos uma banana podemos sentir um aumento substancial nos nossos níveis energéticos. Duas bananas já são suficientes para praticarmos até uma hora e meia de um intenso exercício físico. Os atletas sabem muito bem desta propriedade da banana e a consomem sem parcimônia.
Dicas terapêuticas
Por conter muito ferro é uma fruta indicada para combater a anemia. As bananas estimulam a produção da hemoglobina no sangue restabelecendo o equilíbrio e a saúde. Nos casos de azia e enjoo, principalmente pela manhã deve-se também consumir a banana, pois além de ser um antiácido natural ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Pelo elevado teor de vitamina “B”, é também indicado para acalmar os nervos. Na famosa TPM, a banana com sua vitamina B6, regula os níveis da glicose no sangue. Com isso, melhora o humor da mulher, tornando-a mais calma e tranquila. Na ressaca, a banana é um grande remédio principalmente se ingerido em forma de vitamina com leite e mel. Melhora o PH do estomago e reidrata o organismo. Segundo muitos especialistas médicos, o uso diário da banana pode reduzir em 40% o risco de morte por enfarto. Nos casos de estresse a banana também é um grande auxílio, pelo seu teor de potássio, que é um mineral de grande importância na normalização dos batimentos cardíacos. Com isso aumenta a oxigenação do cérebro, melhorando os metabólicos dos estressados.
A banana é também usada como simpatia para acabar com as verrugas. Coloque sobre a mesma, casca inteira da banana e prenda com um micrósporo ou um esparadrapo. Vá renovando este procedimento até a verruga sumir. Para aqueles que estão na luta contra o vício de fumar, a banana pode ajudar o organismo a recuperar desta abstinência da nicotina. O potássio, magnésio e as vitaminas C, A, B6, B12 são abundante na banana e aliados no combate ao fumo.

Ele também não disse se é possível fazer papel das folhas da bananeira, que é uma touceira, um grupamento, um coletivo de produção.
A BANANEIRA SÓ PODE SER EXTRATERRESTRE (é muito avançada para os nossos atrasos, ela se propaga de um pé só)

OS BENEFÍCIOS DA BANANA

Ele falou horas e horas, fiquei ali embevecido, embe-vencido, totalmente embasbacado. Foi surpreendente, é o mínimo que posso dizer.
Eu assim pertinho das bananas e das bananeiras e nem sabia de tudo, é chocante ver como podemos passar ao largo da felicidade e dos motivos para chegar a ela.
Serra, quarta-feira, 28 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: