Saturday, September 28, 2013

Psicologia Bíblica (da série Conto N'Ato)

Psicologia Bíblica

Primeiro deveríamos fazer uma lista completa dos personagens bíblicos, DE TODOS MESMO, até dos menos representativos.
LISTA DOS PERSONAGENS BÍBLICOS
Chegou o reino da zombaria RPG.

Daí destacar os mais significativos. Claro que o mais importante de todos, fundamental é Cristo (embora os judeus possam discordar, o que viria mais de ciúme e despeito), cuja personalidade é, para mim, impoluta, caso único de fato. Excluído Cristo e (talvez) os santos do Novo Testamento, valeria a pena os psicólogos estudarem como matéria de curso (e não para divulgação: como disse Jesus, não se deve escandalizar) as personagens mais evidentes.
EVIDÊNCIA
ABRAÃO

esposa

MOISÉS

esposa

DAVI

esposas

SALOMÃO

Esposas conhecidas, a Rainha de Sabá em particular.


Salomão é especialmente complicado, porque além dele ter um harém de, dizem, três mil esposas (haja shopping para tanto vazio de vida), praticou satanismo e parece que segundo as lendas tinha um demônio a serviço na construção do Templo de Salomão (com a ajuda de Hiran de Tiro, o mesmo da maçonaria).
DEMONISMO DE SALOMÃO (certamente foram Hiram e Salomão que começaram isso que é chamado de maçonaria)
TESTAMENTO DE SALOMÃO
E eu convoco novamente para diante de mim Belzebu, o príncipe dos demônios, e sentou-se ele em um assento levantado de honra, e eu lhe disse:
"Por que estás sozinho, príncipe dos demônios?" E ele disse-me: "Porque só eu fiquei dos anjos do céu que desceu. Pois eu estava em primeiro lugar no primeiro céu, agora eu sou Belzebu e controlo todos os que estão presos no Tártaro..."

Eu Salomão lhe disse: "Belzebu, qual é teu trabalho?" E ele me respondeu: "Eu destruirei reis. Eu me aliarei aos tiranos estrangeiros. E os meus próprios demônios eu jogo para os homens, a fim de que estes últimos possam acreditar neles, e se percam. E aos servos escolhidos de Deus, sacerdotes e homens fiéis, eu vos excitarei desejos perversos para os pecados, as heresias e ao mal, e das maldades, e eles obedeçam-me, e eu os levarei à destruição. E eu inspirarei os homens com inveja, homicídio, e para as guerras e sodomia, entre outras coisas más. E eu vou destruir o mundo... "
- Testamento de Salomão, século I d.C., traduzido por FC Coynbeare

A Bíblia toda é mosaico humano interessantíssimo, uns personagens mais que outros. É fácil cair na hostilidade e tratar não-profissionalmente o que pertence aos outros, por exemplo, a religião alheia. A falta de respeito é uma das maiores deselegâncias. Ainda mais nestes tempos em que ateus (por exemplo, algum psicólogo) e literatos caem freqüentemente na hostilidade franca e banal.
É fundamental essa deferência.
A partir daí pode-se fazer essa Psicologia Bíblica que terá grande valor para os geo-historiadores (o mesmo valeria para as demais religiões, porém os muçulmanos ficarão irados – não deveriam ficar, evitando-se Maomé e os santos deles).
Algo assim ajudará muito a todos os professores, estudantes, pesquisadores de Psicologia geral e em particular aos geo-historiadores.
Serra, terça-feira, 27 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: