Sunday, September 29, 2013

Estudantes de Intercâmbio II (da série Já que Conto)

Estudantes de Intercâmbio II

- Prosô?
- Você me chamava de Pro, eu já não gostava, agora ficou pior ainda...
- Ô, bro...
- Não vem com essas gírias velhas de humanos, não.
- Pôrra, vou te chamar do quê?
- Tá bom, chame de qualquer coisa.
- Prosô, é o seguinte, cara, não terça prosa com o Vil, não, ele é uma cobra.
- Literal eu sei, metaforicamente também?
- É, é venenoso, solta veneno, não sei por que nossos progenitores humanos deram pernas e braços pruma coisa daquelas.
- Não deve ser tanto assim, mas se você quiser eu piso nele.
- Não, não, deixa pra lá.
- Ou posso falar pro mano Elefanta (ele detesta ser comparado com aquele refrigerante, mas eu, particularmente adoro Fanta, tomo litros e litros, tanto da azul-uva quanto da laranja) pra sentar nele, cê que sabe.
- Não, deixa pra lá, só não entra de papinho com ele.
- Não tenho simpatia.
- Você vai jogar no sábado?
- Futebol americano?
- Não, futebol brasileiro.
- Por quê, brasileiro, se foi inventado na Inglaterra? Aliás, você sabe, vem de mais longe, muito antes do século XIX, já faz mais de 300 anos.
- Por que os brasileiros se destacaram, cê queria o quê?
- Tem lugar pra mim?
- Poderia até ter, mas você vai agüentar o tranco? Você é um puma baixinho, um nanico.
- Guento, guento sim, claro.
- Só tem cavalão. Para você fazer uma ideia, sou dos menos pesados, média de 500 kg, tenho 400.
- É, mas sou ligeiro. Vocês vão jogar contra quem?
- Insetos. Aranhas até que a gente dá conta, mas centopéia vai ser foda, aquele monte de pernas, vai ser parada dura, quando ele fica nas pernas de trás é o Ziza cariado chupando manga verde.
- Porisso mesmo, vocês vão precisar de um ligeirinho. Quem vai apitar?
- Um dos patronos.
- Um humano?
- Sim, com quatro golfinhos de bandeirinhas, dentro da água, claro.
- Porra, aqueles caras são cricris, eles marcam tudo, não dão folga e ainda por cima são incorruptíveis, enxergam longe e são inteligentes pra caralho, vai ser foda.
- Tem de ser, droga, com aquele monte de pernas tentando enganar a gente. Foi exigência nossa.
OS QUATRO SERES EXPANSÍVEIS
Intrigante, soprando halo.
Recusando-se a trabalhar no horário de almoço.

- Prosô, fala com o técnico por mim, cara, eu faço a prova de Física IV procê.
- Faz?
- Faço.
- Você vai passar cola pra mim?
- Não, faço diretamente, vou treinar a sua letra, a gente troca, arranja um esquema.
- E se eu sentar longe?
- Aí, vamos fazer assim...
Serra, terça-feira, 30 de outubro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: