Sunday, September 29, 2013

Esgotamento Sanitário, Recolhendo o Lixo: A Limpeza da Terra (da série Já que Conto)

Esgotamento Sanitário, Recolhendo o Lixo: A Limpeza da Terra

Um desses doidos foi juntando material inservível em sua mente e lá pelas tantas o conjunto das porcarias entrou em massa crítica, produziu síncope e cuspiu a convicção de que ele devia fazer “o trabalho de Deus”, na realidade de i Deus-Natureza em sua porção oculta e incognoscível, Deus.
Como sondar o que deseja Deus, se ele é oculto?
Como é não-finito, se deseja nos comunicar algo comunicará sem sombra de dúvidas, mas não saberemos, seremos tomados pela necessidade de fazer.
E não era o caso do camaradinha?
Bom, por quê Deus seria modelo para Slobodan Milosevic? Estaria Deus interessado em propor uma limpeza étnica na Terra?
Pode ser, Deus é insondável.
Porém, é de pensar que tudo demorou muito para chegar até aqui e mesmo havendo uma quantidade enorme de pessoas com desvios mentais, também há muita gente boa, aqueles dedicados a se doar, a se dar pelo próximo, por exemplo, as criaturinhas da Vida geral (fungos, plantas, animais, primatas).
Mas esse cara, sem pensar em mais nada, convencido em si, convenceu os outros a começaram movimento doidão tipo o do Jim Jones nas Guianas e outros malucões que pensam em retalhar a humanidade.
OS DOIDÕES DO MATADOURO
1978

Ele partiu do conceito de “limpeza da Terra” que agrada a tantos, esses que, sem procurar solução geral, já julgam o próximo e o condenam.
Bom, se era preciso limpar é porque estava sujo.
O que constituía a sujeira?
Em “certos seres humanos”. E eles começaram a catalogar todos os detestáveis. Como é fácil detestar, quase todos entraram, desde os verdadeiramente detestáveis que molestam crianças, que batem em mulheres, que matam índios, que maltratam velhos, que destroem as criaturinhas, que violentam, que estupram e que devem ser julgados e se condenados colocados em retração social, até os delitos mais simples.
Tudo era lixo.
E se era lixo precisava ser recolhido.
Eles se denominaram “lixeiros” e propunham o “esgotamento sanitário” das porcarias humanas, sem considerar o processo natural de acusação-defesa.
Quando as pessoas começam a julgar o próximo, elas fazem misérias, sem prestar atenção; que se fôssemos mesmo passar pelo crivo nenhum de nós escaparia, principalmente se fosse possível ver nossos pensamentos profundos.
Serra, sexta-feira, 19 de outubro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: