Thursday, September 26, 2013

O 13º Trabalho de Hércules (da série Conto N'Ato)

O 13º Trabalho de Hércules

Acho que todo mundo já ouviu falar dos 12 trabalhos de Hércules, o semideus grego. Como os gregos falavam disso desde quando se constituíram em civilização, e as bases mitológicas são ainda mais antigas que o 25º século antes de agora, é possível que todos os povos do mundo saibam dessas coisas, pelo menos de ouvir falar, até porque os gregos pegavam muito dos outros (sem dar crédito).
OS 12 (como na Santa Ceia, com Sócrates e com as cartas do baralho, Hércules era o 13º)

Por quê nunca houve um 13º trabalho?
Pois houve.
Houve sim, é que Hércules fracassou, fracassou redondamente, tropeçou e caiu de bunda. Os relações públicas do semideus preferiram não comentar e abafaram o caso o quanto puderam; tão competentes foram que por todos esses milênios ninguém ouviu falar.
Você já sabia desse 13º trabalho?
Não?
Então, aí está a prova. E, se você perguntar a um por um, todos falarão a mesma coisa. Os RP fizeram DE TUDO através dos séculos e dos milênios, mas agora vazou.
Foi no Brasil a tentativa infrutífera de Hércules de dar jeito na Pátria Amada Idolatrada Salve, Salve. Não que - como alguns afirmaram - ele tenha feito corpo mole, de jeito nenhum! Pelo contrário, como o desafio era tão grande, ele se empenhou mesmo, fez de tudo que estava ao alcance sem qualquer resultado positivo. Esgotou-se, esfalfou-se, depois ficou seis meses no hospital do Olimpo se recuperando, porque a coisa foi grossa e, pior, sem o mínimo efeito.
Pobre rapaz, no que foi se meter!
Foi de dar pena, todos aqueles músculos e a divina inteligência doada por Zeus, a combinação disso tudo que tinha tornado relativamente fáceis os 12 trabalhos anteriores.
HÉRCULES FICOU UMA PILHA DE NERVOS-MÚSCULOS (saiu dizendo, cheio de amargura: “o Brasil não tem jeito”) – sujeito parrudo, mas aqui não teve pra ele, não.

Depois dele convidaram Sansão, que se recusou a vir.
Em seguida enviaram um pedido ao Super-Homem, ainda sem resposta; parece que os conselheiros dele aconselharam-no a evitar. Não sei, ninguém me contou nada diretamente, são só rumores, dizem que ele preferiu ir à Constelação do Touro recolocar uma estrela rebelde no lugar a vir aqui, não posso dizer nem que sim nem que não, pode ser boato sugerindo que ele “fugiu do tranco”, difícil de acreditar.
Serra, quinta-feira, 22 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: