Sunday, September 22, 2013

Diálogo Interestelar V (da série Conto N'Ato)

Diálogo Interestelar V

- Mãe, mãeê.
PRÓXIMA (toda feliz por já ser considerada da família e ter tido a aceitação da Terra) – oi, minha filha, o que você quer?
MARTE (se metendo sem ser chamado – ele é muito enxerido) – ontem estava falando que nem morta ela iria se casar com papai e hoje já virou filhinha?
TERRA – Marte, vá cuidar dos seus pivetes, pra mim eles estão se tatuando e colocando piercing, se não estiverem com os funk e punk.
MARTE (manifestando a raiva) – não fala dos meus garotos, não. Não provoca.
TERRA – não provoque você!
PRÓXIMA – crianças!
NETUNO, URANO, SATURNO, JÚPITER (juntos) – oi, mãe.
PRÓXIMA – oi, queridos, estou doida pra ir aí.
MARTE (baixinho para os maiores e mais velhos não ouvirem) – até eles, puta merda, aonde isso vai parar?
OS QUATRO – que é, Marte?
MARTE – nada, não.
PLUTÃO – oi, mãe.
MARTE – até você??
PRÓXIMA – oi, querido, e o seu gêmeo, Caronte?
PLUTÃO – tem uma coisa errada com ele, mãe, acho que ele caiu de cabeça ou não oxigenou direito, ele fica rodando em volta de mim.
PRÓXIMA – quando eu for ai falo com ele.
PLUTÃO – brigadão, mãe. Eu que fico mais perto dela, eu que fico mais perto dela...
OS QUATRO (depreciativos) – mais perto, mais longe, mais perto, mais longe.
SATURNO – parece um..., parece um...
JÚPITER – vaga-lume.
SATURNO – eu queria dizer pisca-pisca, ele não tem luz própria e o dinheiro que papai manda pra ele mal dá para ele se sustentar, ele e Caronte, outro inútil.
PLUTÃO – vocês vivem me diminuindo.
OS QUATRO – você já é pequeno de natureza, seu anão!
VÊNUS – gente, estou tentando dormir.
TERRA (ferina) – você só sabe dormir, não tem filho pra cuidar. É o tempo todo debaixo das cobertas.
PRÓXIMA (fazendo o papel de mãe, tentando conciliar) – queridas, vamos devagar...
VÊNUS (sentindo-se defendida) – obrigado, mãe, ela é uma chata.
MERCÚRIO – quem é chata?
VÊNUS E TERRA – ih, Mercúrio, fica fora, ô estrupício, caçuliiiiinha...
MERCÚRIO – pai, elas estão implicando comigo.
SOL – meninas...
ELAS – entregador de pizza! Dedo duro.
SOL – Próxima, oi querida.
PRÓXIMA – oi, amor, e os papéis?
SOL – uns 30 dias, acho, já fui ao cartório, vão correr os proclamas.
TODOS OS FAVORÀVEIS – ôba!!!
MARTE (macambúzio) – essa não. Não chega as manas, mais uma mulher pra mandar na minha vida.
SOL – que é, Marte? Tá resmungando?
MARTE – nada, pai.
PRÓXIMA – um mês passa rápido, amor, são só 300 mil ciclos.
Serra, quarta-feira, 28 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: