Sunday, September 22, 2013

Diálogo Interestelar VIII - Fúria da Papai (da série Conto N'Ato)

Diálogo Interestelar VIII: Fúria de Papai

TERRA – tia, ô tia.
PRÓXIMA (decepcionada) – parou de me chamar de mãe?
TERRA – papai tá bravo, acho que foi alguma coisa que você disse. Tá soltando fogo pelas ventas, que nem a mula sem cabeça.
O SOL PEGANDO FOGO (há um ciclo de 11 em 11 anos) – como sempre, era necessário estudar primeiro a estrela primeira, não as distantes, mas desconsideraram o Sol em prol das estrelas longínquas.

AS PARTES DO SOL (há mais entre o Sol e a Terra do que supõe a nossa douta ignorância)
FOTOSFERA

CROMOSFERA

COROA

MANCHAS

PROEMINÊNCIAS

INTERIOR


PRÓXIMA – só dei umas sugestões, ele ficou furioso, não quero mandar na vida dele, só ajudar um pouco.
TERRA – é que ele viveu muito tempo sozinho, mamãe foi embora faz tempo, chegou a conhecê-la? A gente era pequena.
PRÓXIMA – Nemêsis? Não, não conheci.
TERRA – então, papai criou a gente com muita dificuldade. Mãe...
PRÓXIMA (mais animada) – voltou a me chamar de mãe?
TERRA – fala baixo, ele não pode ouvir, tenho de ficar do lado dele...
PRÓXIMA – entendi, querida, defenda o nosso lado.
TERRA – pode deixar.
PRÓXIMA – e os seus irmãos?
TERRA – tudo bem. É que quando papai fica assim ele espalha brasas na casa toda, em toda a região, sobra pra todo mundo. Mas ele vai tomar lítio, estamos mais confiantes. Uma vez ele andou tomando fluxene, mas deixava ele pastelzinho.
LÍTIO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO
Entrevistado, papai disse: “estou uma pilha”.

Serra, quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: