Sunday, September 01, 2013

Céu dos Filósofos (da série Ah Se Eu Te Conto)

Céu dos Filósofos

O Céu dos Filósofos era segmentado, como na vida, e espelhava os continentes da Terra, de modo que havia superpopulação na Europa, poucos nas Américas (concentrados nos EUA, pouquíssimos no Brasil), na África quase nenhum, na China raros, no Japão menos ainda, na Índia nenhum se não contássemos os teólogos, que são de outro ramo. Entre os árabes, só nos tempos mais antigos, quando copiavam dos antigos gregos.
Na Europa ficavam concentrados em certas áreas também, por exemplo, Grécia antiga, Roma antiga; depois dava um salto, pontuais aqui e ali na Idade Média, havia proliferação na Europa do século XVI e para frente, especialmente séculos XVIII e adiante.
PANORAMA DA FILOSOFIA MUNDIAL
Eis a razão de o pessoal dos outros setores não aparecer: não era segregação, de modo nenhum.
Mapa da Felicidade, não contemplou os filósofos.
O Governo do Céu proibiu divulgar, podem existir desafetos.

Deus quase não ia a essa parte do Céu.
Dizia:
- Bom, muito bom, mas podendo evitar é melhor, né?
Quanto a Nietzsche, aí então era aborrecimento puro, derrota pura, porque ele andara espalhando umas inverdades, dizendo que Deus morrera, etc. e tal. Contrapropaganda, terrorismo, anarquismo. Aí, também, não.
Pois essa seção do Céu era terrível, um falatório que vou te contar! Chegava a doer nos ouvidos. Discussão a respeito de tudo e qualquer coisa. E como questionavam, meu Deus do Céu! Como questionavam. Tudo era motivo de debate, igual no PT, horas e horas de falatório. Nada estava bom, por mais que os anjos se esmerassem. Reclamação daqui, reclamação dali, e tome dúvida! Dúvida a respeito de tudo.
- Por quê o Céu é tranqüilo?
Punham-se a discutir isso.
- Onde Deus estava quando o universo não tinha sido criado?
- O tempo é coetâneo do espaço ou um veio primeiro?
- O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Tou só colocando as fáceis, que as escabrosas demorariam horas.
Os pré-socráticos enraiveciam-se: “nunca quis dizer isso! Vocês estão interpretando”.
Os anjos foram obrigados a levantar uma parede separadora do setor, embora de pouca altura, só 300 metros. O arcanjo colocou uma patrulha para prevenir escaladas, mas os filósofos jogavam aviõezinhos de papel por cima, tentando alcançar os adeptos com suas missivas esclarecedoras, porém os anjos usavam estilingues (setas, como eram conhecidas em Linhares) para derrubá-las.
Isso aborrecia os filósofos, pois quando tentavam falar uns com os outros não eram ouvidos e agora essa segregação em relação aos seguidores era verdadeiro desacerto.
- Melhor o inferno.
- O que é “melhor”? O que é “inferno”? O que é “o”? O que é “o que é?” Quem deu essa conotação negativa?
E mergulharam em infinitas discussões.
Serra, terça-feira, 11 de dezembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: