Sunday, September 01, 2013

Céulestial II - A Morada do Altíssimo (da série Ah Se Eu Te Conto)

Céulestial II – A Morada do Altíssimo

Coisinha ainda estava se aclimatando no Céu, mas já tinha feito amizade com aquele mesmo porteiro-guarda que trabalhava na Admissão e dava duro nas almas, principalmente na fila do Brasil, onde havia muitos trapaceiros, muitos golpistas. Formavam filhas duplas e triplas, se chegavam devagarzinho para furar fila, era um horror total, diferente da fila indiana e da fila inglês (onde pareciam dois, mas na realidade visto de cima o do lado era o guarda-chuva).
Nas horas de folga eles iam a um barzinho copo sujo na esquina da Paraíso com a Pureza, muito bom, ótimos tira-gostos e cerveja geladérrima, quase zero grau kelvin, o absoluto do absoluto, véu-de-noiva, branquinha, branquinha.
ESCALAS DE TEMPERATURAS E A ESCALA ABSOLUTA K

- E aí, Port (de porteiro, no Céu as pessoas não tinham mais nome nem riqueza, nem fama, nem poder, nem nada que as distinguisse, eram todas iguais perante Deus)?
- Tudo bem, Coisinha?
- Tudo em cima.
Ambos riram.
- E aquele lance do Altíssimo, você esteve mesmo lá juntinho, no calcanhar dele?
- Estive. Naturalmente foi pouco tempo, já contei. E só no pé mesmo.
- E como é a residência?
- Você quer dizer, a casa do Homem do Castelo Alto?
- Sim.
- Bem, pra começar é o Homem, certo? Tem de ter respeito. Depois é O, não tem dois nem três, é um só. Só procê saber, o segundo nível, de arcanjo, é o arqui-general, uma espécie de marechal de vocês.
- Tô ciente. Longe de mim, desrespeitar. Agora, me conte, como é lá por dentro?
- Eu não estive “lá dentro”, fiquei de fora. Ninguém entra lá, fora a patotinha dos graúdos. Mesmo de baixo a vista é maravilhosa, galáxias e galáxias, a elegância da elegância, a mais fina arquitetura, a gente vê de baixo.
- O que você viu, então?
- Estamos falando da Morada do Altíssimo, você sabe, a coisa é grande, é “pra mais de metro”. Nós somos anjos, corredores, e não é esse correr humano, não, é rápido, mesmo para avião; pois fiquei vários meses correndo e quando olhei mal tinha saído do lugar.
A MORADA DO ALTÍSSIMO
Parece pequena por fora.
Dizem que por dentro “é um mundo”. É uma mansão. Jesus disse: “na casa de meu Pai tem muitas moradas”.
Casa do caseiro.
Os anjos-jardineiros é que cuidam.

- Poxa! Tanto assim?
- Muito. Muito até para quem sabe o que é muito.
Serra, sexta-feira, 21 de dezembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: