Saturday, September 07, 2013

Teosofone VII - Jürgen (da série Ah Se Eu Te Conto)

Teosofone VII: Jürgen

Jürgen estava no Face, apareceu uma mensagem.
- Oi, Jürgen.
- Droga, droga, droga.
- Jürgen, não resmungue, que você sabe que não gosto.
JÜRGEN (entediado) – Quuuiiiiééé?
- Sou eu, Jürgen, Deus.
JÜRGEN (aborrecido) – e eu não sei?
DEUS - Não estávamos de bem, Jürgen?
JÜRGEN – ainda estamos.
DEUS – porque você se escondeu?
JÜRGEN – tô envergonhado do meu passado.
DEUS – pois não deveria. Enfrente de frente, encare, Jürgen, é o melhor a fazer. Você reparou que do primeiro para o segundo dos nossos papos você mudou de nome, de George para Gordon? Tomou o nome de um de seus amigos.
JÜRGEN – pensei que você não tinha percebido.
DEUS (rindo até não mais poder em não-finita profundidade, não-finita largura, não-finito comprimento, era um paralelepípedo esplendoroso de riso, cascateava, parecia estrondear, mas não soava no ambiente; os 10 trilhões de células, os 90 trilhões de bactérias, os 100 bilhões de neurônios de Jürgen balançaram e foram purificados, Jürgen ficou uns 20 anos mais jovem, depois teve de pintar o cabelo de branco para continuar parecendo com 55; e a inteligência dele saltou de Bush-pai até além de Geena Davis, ficou tudo cristalino, ele até ficou pensando em ler livros de geometria diferencial) – percebi, Jürgen, percebi.
JÜRGEN – sei, onisciência.
DEUS (rindo ainda) – é, é muito confortável. Sei tudo o que vocês pensam.
JÜRGEN (assustando-se) – sabe?
DEUS – sei, mas sou muito discreto. Ninguém se esconde de mim, Jürgen.
JÜRGEN – cruzes!
DEUS – quer que eu volte a te chamar de Gordon ou de George?
JÜRGEN (conformado, certo de que não conseguiria escapar) – não precisa, tá bom assim. Estou fazendo trabalho pro bono, tarefas caritativas, como são Paulo falou, mas minha vergonha só faz aumentar. Mudei de cidade, mudei de nome, mudei de identidade no seguro social, mas não consigo perder as memórias das atrocidades, estou queimando no inferno.
DEUS – pois é, Jürgen, é esse o inferno, queima, mas não se preocupe, você está indo bem. Só que você deve mirar a qualidade, não a quantidade. Eis o que você poderia fazer...
Serra, terça-feira, 25 de junho de 2013.
José Augusto Gava.

No comments: