Wednesday, July 13, 2016


É Pura Ficção

 

Vista assim de longe parecia Nova Iorque e de perto também, só que havia alguma dissonância, era e não era ao mesmo tempo, era fantasia. Pareciam pessoas, só que não eram deste mundo. De longe era igualzinho, o Parque Central retangular e imenso, os prédios em volta, parecidíssimo! As pessoas andando nas ruas, conversando, os passarinhos, as árvores, a água de Manhattan, o porto, as pontes, tudinho, sem tirar nem por.

Olhando de perto via-se que tudo fora construído para parecer gente. Não era. Os caminhões transportadores caminhavam para o domo e iam desaparecendo aos poucos, embora parecesse que continuavam, só que se você olhasse do lado de fora não era assim, eles eram cortados no plano do avanço. E assim também com trens, bicicletas, automóveis.

E ao entrar iam aparecendo, ninguém sabia de onde vinham, era surpreendente. As pessoas de dentro não sabiam de onde vinham as coisas e para onde iam, elas viviam num mundo de ficção, principalmente na Rua da Parede, Wall Street, tudo fantasia, mundo de ficção. Bibliotecas, restaurantes, peixarias, tudo mundo de faz de conta. No entanto, ali dentro ninguém tinha ideia disso, todos acreditavam que viviam no mundo de verdade.

Era uma nave espacial, imensa, claro, que tinha reproduzido a cidade real, mas que vagava no espaço, fora do ar.

Era Noviók.

Havia também Parisi, Londim, Lisbota, Berlini e assim por diante, eles viviam como que no mundo da Lua, você tinha de olhar bem de perto para perceber que eram homens e mulheres e crianças e avôs e avós fantasmagóricos, tudo vivendo o sonho da cidade grande que era nave espacial, nave especial.

Os postes, os paralelepípedos, os bancos, tudo ficção, principalmente os bancos, inclusive os de investimento enganavam direitinho as pessoas, quem acreditava era por sua conta, se fosse enganado problema dele, ficava sem direito a reclamar.

É porisso que as pessoas eram prevenidas pelos cartazes: filme de ficção. Uns achavam que era científica, mas só os cientistas fazem FC, como essa coisa do Aquecimento.

Lá estava.

Você poderia até achar que era a cidade real, mas não passava de ilusão, quem entrasse ficava prisioneiro e acreditando que os outros prisioneiros poderiam algum dia sair.

Serra, sexta-feira, 08 de janeiro de 2016.

GAVA.

No comments: