Monday, July 04, 2016


Morreu o que Tinha 200 Anos ou Mais

 

PROCURE SABER

10/08/2012
10 empresas com 1.000 anos ou mais (sim, você leu certo)
Da Idade Média até a Internet
São Paulo – A crise econômica da Europa abateu, nesta semana, uma relíquia do Reino Unido: a Stephenson Clarke, a mais antiga companhia de transporte marítimo em operação até agora.
Fundada em 1730, a empresa de 282 anos mostrou fôlego para sobreviver a guerras mundiais e a grandes crises econômicas, como a de 1929. Mas, comparada às dez companhias a seguir, ela não passava de uma adolescente. Isto porque, acredite, algumas empresas foram fundadas há 1.000 anos ou mais – e continuam na ativa.

Os empreendimentos que duram tanto assim nos mostram coisas preciosas, pois resistiram à balança PROGRESSO (econômico) e ORDEM (sociológica), nem demais do primeiro nem excessiva a segunda, sócioeconomia de longa duração na curva do sino, lá na pontinha da direita, em que estão poucos SOBRE-viventes, os que viveram sobre todos os demais, aqueles que morreram no primeiro ano ou em qualquer faixa posterior.

A SOBREVIVÊNCIA DAS PESSOAMBIENTES (Não foi estudada a contento pelo lado das que morreram jovens por seus motivos, e das que sobreviveram à farra da juventude com juízo e persistência – todas são boas, mas umas são melhores que as outras)

SOBREVIVÊNCIA DOS AMBIENTES
Mundos.
Os mais constantes e prevenidos estão por cima, devemos aprender com eles.
http://www.investpedia.com.br/Util/ArquivosRadEditor/imgs/mn_acoes_derivativos/controle_de_risco/bell_curve.png
Nações.
Estados.
Cidades-municípios.
SOBREVIVÊNCIA DAS PESSOAS
Empresas.
Grupos.
Famílias.
Indivíduos.

Indivíduos muito famintos de experiências corpomentais morrem cedo ou acumulam doenças, enquanto os comedidos vão longe; nem sempre é proveitoso ser comedido, às vezes uma existência intensa é mais interessante para todos nós (por exemplo, pelas minhas contas Jesus viveu até os 43 anos e não há nem de longe alguém tão importante quanto ele).

Estudar os que morreram cedo demais nos livrará da afoiteza ou ousadia excessiva, estudar os que morreram tarde demais nos falará do que fizeram de útil em tanto tempo e principalmente dos produtos significativos que ofereceram.

Serra, sábado, 05 de dezembro de 2015.

GAVA.

No comments: