Sunday, September 15, 2013

Ano Findo e Ano Novo (da série Conto N'Ato)

Ano Findo e Ano Novo

Já que ontem terminou um ano e hoje começou outro posso dizer que todo dia é ano novo. Pode parecer que não, mas só consideramos terminado um ano em 31 de dezembro e começado outro ano em 1º de janeiro por convenção.
OS COMEÇOS JUSTIFICAM OS FINS (calendários do mundo inteiro – seria interessante fazer um livro sobre POR QUÊ os povos colocaram os fins-começos, de um dia para o outro, ou os começos-fim, o decorrer em tal ou qual posição)
O romano começava em março.
O chinês começa entre 21/01 e 20/02.

Raramente foram postos em solstícios ou equinócios.
SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS

No Novo Relógio do modelo pirâmide fiz exatamente isso, colocando-o em 23/setembro, primeiro equinócio do hemisfério sul.
FINDANO E NOVANO
FINDANO
NOVANO
Ano Velho
Ano Novo
31 de dezembro
1º de janeiro

Em nossa civilização o fim-começo não tem qualquer ligação com dias mais longos e dias mais curtos ou dias iguais. Nem com Jesus (cujo nascimento foi posto de 25 de dezembro, que nem é o solstício; foi para substituir o nascimento de Mitra, o Sol Invencível).
Na prática mesmo os 365,2427 dias do ciclo do Sol findam-recomeçam a cada dia, pois o universo não presta muita atenção em nós.
25 DE DEZEMBRO NÃO É PARENTE DE NENHUMA EFEMÉRIDE SOLAR
Horus, 25/12.
Krishna, 25/12.
Mitra, 25/12.
Jesus, 25/12.

Embora os quatro quartos do movimento aparente do Sol ou real da Terra sejam bem marcados, não precisaríamos nos referir a eles (como de fato acontece) para instituir as mudanças de contagem.
Serra, segunda-feira, 26 de novembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: