Saturday, November 30, 2013

Níveis de Significação (da série Cometários)


Níveis de Significação

 

FRAÇÃO DO QUADRO DO MODELO

NATUREZA
NÍVEL
CIÊNCIA
N.4
PLANETA E ADIANTE
COSMOLOGIA-P.5
N.3
MUNDO
P.4
NAÇÕES
ESTADOS
INFORMÁTICA
CIDADES-MUNICÍPIOS
N.2
EMPRESAS
P.3
GRUPOS
FAMÍLIAS
PSICOLOGIA
INDIVÍDUOS
N.1
PRIMATAS
BIOLOGIA-P.2
ANIMAIS
PLANTAS
FUNGOS

Quando fungos, plantas, animais e primatas se deparam com nossas construções psicológicas-p.3 e informacionais-p.4 eles não as vêem como tais. Os animais, por exemplo, nosso grande amigo Silas, labrador Pink nose de Gabriel, convive com a casa, mas ele não sabe de garfos, liquidificadores, camas – nada disso tem o mínimo significado para ele, é apenas obstáculo.

Do mesmo modo, nós não podemos fazer nenhuma coisa de N.4, a natureza cosmológica-p.5. Por sinal, a natureza N.3 informacional-p.4 não é esta que temos, é outra, situada muito além, estando a humanidade atrasada em visão-criação. Não podemos nos teleportar, nem conversar em pensamento mente-a-mente, nem viajar no espaço sem proteção, nem nenhuma das coisas que supôs possíveis a eles, aos seres além.

Do mesmo modo como Silas não pode passar de um quarto a outro se a porta estiver trancada, o que sabemos abrir, também não podemos passar paredes, o que talvez seja possível, segundo as indagações dos ficcionistas.

Os níveis superiores de significação estão vedados a nós até que os saibamos abrir. Por enquanto não sabemos: vemos paredes como obstáculos invencíveis (a não ser com destruição).

Do mesmo modo, os cachorros não vivem em cidades, estados, empresas – eles não sabem nada disso, vivem em meio a obstáculos, dentro de seus níveis de significação MUITO mais reduzidos, oito passos em relação a onde estamos como indivíduos-mundo, como já mostrei várias vezes. Muitos de nós, indivíduos, vivemos em baixos níveis de significação.
Serra, segunda-feira, 12 de setembro de 2011.

No comments: