A
Loja-Presa e a Loja-Terreirão
Conversamos muito meu filho e eu, e
de lhe falar sobre o Modelo da Caverna para a Expansão do Sapiens (MCES) ele
sugeriu que as lojas dos homens caçadores fossem como alvos, pois o objetivo é
conquistar a presa e sair correndo, para não se transformar por sua vez em
presa do animal-predador.
Já para as mulheres coletoras o que
vale é a coleta no terreirão da caverna [Elas NUNCA estão com pressa]. Ele
observou que nos centros de compras as mulheres ficam rodando aparentemente sem
propósito de loja em loja, parando em cada uma e observando, entrando e
perguntando, enquanto os homens se sentem incomodados, como nós mesmos nos
sentimos: vamos e pegamos, não há qualquer interesse especial no objeto.
A questão central é a conquista, a
tomada.
Assim, cabem os conceitos de
loja-presa e loja-terreirão, aquela para os homens guerreiros e estas para as
mães catadoras.
As lojas deveriam, por isso mesmo,
ser replanejadas não apenas pelos tecnartistas como principalmente pelos
psicólogos, guiando-se nisso pelo MCES: homens são práticos e diretos, não têm
muita memória, que é do lado das mães.
QUE
É QUE OS HOMENS DESEJAM?
·
objetividade;
·
tomada
ligeira;
·
poucos
objetos em lugares bem definidos;
·
principalmente
instrumentos, aparelhos, máquinas, programas que ajudem na caçada;
·
circulação
fácil (ninguém iria querer linhas tortuosas que nos colocam em perigo); e assim
por diante.
QUE
É QUE AS MULHERES DESEJAM?
·
olhar
atentamente cada peça antes de colher;
·
circular
de árvore-loja em árvore-loja procurando o que se adapta a cada uma delas;
·
conversar
com outras coletoras;
·
muitas
e muitas coisas expostas, pois a memória delas é excepcional e guarda a posição
de cada coisa; e assim por diante.
Enfim, são motivações muito
diferentes, porisso as lojas não podem ser iguais nem na forma (exposição) nem
no conteúdo (o que será vendido e comprado).
Vitória, segunda-feira, 06 de
fevereiro de 2006.
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