A
Exclusão dos Homens e o que Ocorreu Depois
Tendo concluído
no Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens que 80 a 90 % de todos ficavam
na Caverna geral com as mulheres e somente 20 a 10 % de homens saíam, quais
significados advém disso em termos de formação de dois grupos distintos?
10
%
|
90
%
|
|
20
%
|
80
%
|
|
Um
grupo grande tem muita liberdade, beirando a licenciosidade, ao passo que um
grupo pequeno deve ser coeso se quiser enfrentar a contento os predadores de
todo tipo, de fungos a plantas, de animais a primatas, de hominídeos a grupos
humanos adversários.
De
forma que devemos contar que se grandes grupos estiverem reunidos eles tenderão
a voltar à condição-de-coletividade feminina, ao passo que os homens EM ESTADO
DE GUERRA serão altamente disciplinados.
O
GRUPO GRANDE (GG) das mulheres tendia a cair na gandaia, porque elas davam
liberdade aos garotos, os queridinhos, e de lambuja aos outros, pois suas
tarefas eram muitas, os filhos demasiados, as incumbências com todos os demais
também exageradas.
Já
da parte dos homens o enfrentamento significava a proteção de todos e cada um,
porque a perda de um só podia enfraquecer o grupo, em razão de o ritmo de
reposição ser biologicamente lento. Então, todo guerreiro era prezado, o que
criou uma IDENTIDADE MASCULINA, embora só em situações de enfrentamento. Em
condições de paz e de brandura o espírito de corpo não vai se apresentar e
muito menos prevalecer; nessas condições os homens se hostilizarão. Contudo,
acredito agora que nas situações extremas as dissensões ou desacordos desaparecerão
e prevalecerá a identidade em torno do chefe de guerra.
Donde
vem isso?
Vem
dessa exclusão, de os homens terem sido empurrados para fora do grupão,
enxotados para a caça, onde morriam, onde eram feridos e onde viviam em solidão
nas condições mais penosas, desenvolvendo então identidade e resistência,
aprendendo a projetar o futuro; e quando foram trazidos de volta pelo
assentamento promovido pela agropecuária feminina, tomaram o poder, pois tinham
sido crestados e consumidos pela vida e pela morte.
Foram
queimados como madeira no fogo, endurecidos até adquirir essa têmpera com que
dominaram o mundo do começo, lá pelos lados de Jericó há 11,5 mil anos.
Eis
a dialética.
Da
dor da solidão e da diminuição veio a conquista do mundo de depois. Mas a
crueldade adquirida no enfrentamento, quando trazida para dentro, significou
espancamento das mulheres e das crianças por não conseguirem mais a antiga
vazão.
Vitória,
quinta-feira, 11 de agosto de 2005.
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