Sentando
Praça
Como já disse
(talvez abaixo eu me repita, seria cansativo pesquisar), as praças são as
mesmas coisas há muito tempo, as prefeituras e os homens e mulheres que estão
nelas (é estranho, havendo, pelas minhas estimativas, 300 mil municípios –
tantos prefeitos e prefeitas) nunca pensaram em renovação.
As praças seguem sendo quase as
mesmas há milênios, muito pouca coisa mudou.
AÍ VÃO ALGUMAS IDÉIAS
1. NETPRAÇAS: praças-Net, de Rede, da www
internacional, com computadores, com lojas de hardware ou máquinas e de
software ou programas, que construa sítios ou sites, que ensine os programas do
Windows, que venda revistas, CD’s, disquetes, que explore esse novo filão da
Nova Economia, para todos os aficionados da Internet;
2. MICROPRAÇA: praça para micros e pequenas
empresas, com gente do governo e do SEBRAE, funcionando de preferência de noite
e em finais de semanas, que é quando as microempresas e pequenos empresários
podem ir. Toda a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet)
de apoio, palestras, ajuda interessada mesmo e a fundo;
3. VELHA
PRAÇA: para
pessoas da terceira idade (que o modelo diz iniciar-se aos 61 anos, até os 90),
remontando a quando tinham 21 anos e eram jovens adultos, de agora (2004) até
40 anos atrás, 1964 para trás, caracterizada como tal ou de 1944, de 1924, de
tal modo que as pessoas revivam aquilo, com músicas de época, etc.;
4. BARCO-PRAÇA: um barco-praça ancorado no mar
(muitas âncoras, em toda a volta), com atracadouro para inúmeros barcos, com
bares e restaurantes, com áreas verdes, perto de alguma ilha ou em alguma baía,
certamente em local abrigado. Uma praça no mar ou em lagoa, só se alcançando de
barco. Romântica;
5. PRAÇA
ECONÔMICA:
aquela velha idéia de atender a toda a Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias,
comércio, serviços e bancos), a partir de acordo com os governempresas,
particularmente as federações e confederações dos empresários, de modo a dar
informações avançadas, as melhores do mundo, entusiasmando-os mesmo,
colocando-os em contato;
6. PRAÇA
TECNOLÓGICA:
com tecnologias avançadas, mas não as mais avançadas de todas. Coisas
praticáveis, que implementem as economias, exposição permanente, com lojas que
vendam idéias, com quiosques dos governempresas, com praça de alimentação, para
visitação de empresários, de profissionais, da população em geral, da imprensa,
sempre colocando coisas novas que estão circulando no mundo, vendendo livros,
fitas, CD’s, DVD’s. Animação;
7. PRAÇA
DAS MULHERES:
evidentemente, sendo 50 %, elas são um objetivo em si mesmas. Comunicando
idéias do mundo inteiro, idéias para crescimento, para melhoria do corpo e da
mente, para aperfeiçoar a casa, para viajar, centenas de lojas – para passear,
para comprar, para levar as crianças, para conversar; dedicação exclusiva;
8. PRAÇA
SURPREENDENTE: com
tremendas novidades que estejam despontando no mundo, inovações que estejam
emergindo nos países, tudo de admirável, de magnífico, de maravilhoso, de
extraordinário, de inacreditável, de inconcebível. De espantoso. De cerebral,
de abismal. Que seja uma referência local, nacional, mundial.
Enfim, me dei conta de que os
governempresas são otários, bobocas, tudo que existe de atrasado e que se a
Terra vai mal é por conta deles.
Que muito poderia ser feito apenas
renovando as praças, esse espaçotempo público mal aproveitado, abandonado diante
de tudo que deveríamos fazer.
Vitória, sábado, 03 de abril de
2004.
No comments:
Post a Comment