Wednesday, November 27, 2013

A Disputa com Darwin (da série Cometários)


A Disputa com Darwin

 

Naturalmente, a evolução a partir de Charles Darwin (1809 a 1882, 73 anos entre datas) levou a defesa acirrada por parte de Thomas Henry Huxley (1825 a 1895, 70 anos entre datas), chamado “buldogue de Darwin”, depois ao triste darwinismo social (só o doutrinário “ismo” já o colocaria como superafirmação ou doença) e a muito mais nos quase 165 anos entre a média de vida de Darwin e este ano de 2010, inclusive Dawkins.

A sócioeconomia da Grã-Bretanha era muito competitiva na época de Darwin, porisso este falou em “LUTA pela sobrevivência do mais apto” e não em cooperação, quando o modelo afirma todos os pares de oposto-complementares como Curva do Sino.

Embora Carl Friedrich Gauss (1777 a 1855, 78 anos entre datas) tenha tido média de vida em 1816, quando Darwin tinha 7 anos, este certamente não leu os trabalhos do grande matemático a partir de quando ficou adulto, pois não utilizou a Curva de Gauss ou das Distribuições Estatísticas, a agora vulgar Curva do Sino.

Teria visto que a par da competição ou luta pela sobrevivência há também a cooperação, a amizade, a aliança.

A CURVA DE GAUSS

http://www.investpedia.com.br/Util/ArquivosRadEditor/imgs/mn_acoes_derivativos/controle_de_risco/bell_curve.png

Aliás, tivesse tido o mínimo de bom-senso teria visto imediatamente os pares polares e teria nos poupado de toda essa carga letal de mal, advindo do debate entre criacionistas e evolucionistas.

É evidente que competimos.

Mas é igualmente evidente que cooperamos.

Há cooperação entre PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos, empresas) e entre AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e só não há entre mundos porque por enquanto somos apenas um que atingiu a racionalidade, a Terra).

Há cooperação em toda parte, todos podemos ver.

Então, porque somos unilaterais em declarar somente a competição?

Há competição na biologia, mas há igualmente cooperação.

Como Darwin não viu isso?

Por quê não o declarou?

A sobrevivência do mais apto depende tanto de luta quanto de participação comunitária. Frisar só um pólo, em detrimento do outro, foi parcialidade interesseira tanto do proponente inicial, Darwin, quanto de seus seguidores. Isso sem falar nas outras dificuldades identificadas nos textos do modelo.

Serra, segunda-feira, 11 de Outubro de 2010.

No comments: