Thursday, November 28, 2013

Cuide de Sua Lógica que eu Cuido da Minha (da série Cometários)


Cuide da Sua Lógica que eu Cuido da Minha

 

De Apóstolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou, com arte de Alecos Papadatos e Annie di Donna, publicou-se no Brasil o fantástico livro-álbum de quadrinhos Logicomix, Uma Jornada Épica em Busca da Verdade, São Paulo, Martins Fontes, 2010.  

O protagonista é Bertrand Russell, um dos meus heróis.

É ele quem fala.

Se todas as falas da personagem vieram do vivente real eu não sei.

Nas páginas 91, 92 e 93 há os diálogos citados abaixo, com minhas colocações logo adiante nos quadros.

ALYS – Ora! Então o senhor Bertie já se decepcionou com a filosofia?

BERTRAND – Pelo menos os matemáticos tentam não contradizer uns aos outros. Mas os filósofos não! Eles são todos ‘grandes pensadores’... e todos em total discordância!

O modelo pirâmide colocou as soluções.

PÁGINAS, CITAÇÕES E COMENTÁRIOS

PÁGINA
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
92
“Os platônicos consideram a aparência das coisas apenas uma cópia malfeita da realidade”
Considerando que Deus-i-Natureza é o conjunto dos dois, em Deus estão TODAS AS POSSIBLIDADES, não apenas deste universo em que estamos, como de todos que há ou pode haver ou pode ter havido. De fato, tudo que é feito ao acaso pela Natureza é construção incompleta.
“Ao passo que os aristotelistas apostam todas as fichas na observação”.
Nada a obstar. Lá no não-finito estão os objetos possíveis, que se juntam segundo as possibilidades para fazer os universos, por exemplo, este Uo em que estamos. Os racionais de dentro dele devem realmente observar para compreender qual é a lógica implícita do conjunto dos objetos e das ações.
“Os conceitos mentais são inatos ou adquiridos? ‘Inatos’, afirma o grande Kant”.
De fato. São inatos na medida em que quem nasce, ao trazer o seu desenho mental ao ambiente, encontra neste ambiente sempre as mesmas coisas reais-finitas, parentes das virtuais-infinitas de lá. O ser humano, como mostrei, está num determinado patamar psicológico-p.3 e vê segundo sua capacidade de ver: os conceitos visíveis pelos seres humanos são os humanamente possíveis, que nos são inatamente pré-dados por nossa habilidade tipicamente humana.
“’Adquiridos’, diz o grande Hume”.
Se fossem puramente adquiridos eles seriam completamente aleatórios e não-comparáveis, de modo que são tanto inatos quanto adquiridos.
“Existe oposição entre mente e matéria? Sim, afirma Descartes”.
Seria mais entre matéria e espírito, que são os opositores polares, segundo a Rede Cognata. Como a galinha-ovo, em galinhovo, espírito-matéria formam materespírito: são uma e a mesma coisa - os racionais é que os vêem separados. Então, sim e não. Sim, porque os racionais os vêem separados. Não, porque quando vistos corretamente estão juntos.
“Não, rebate Espinosa...”
É verdade, quando visto corretamente não há oposição: contudo, os racionais vão ver como pares polares, então, também sim.
93
“E quanto ao mundo material que nos cerca? ‘Ora, está tudo na mente, diz Berkeley’”
Sim e não, igualmente: por um lado nada em nossa mente passa de eletroquímica, sinais. Pois o mundo material não poderia estar nela, POR DEFINIÇÃO. Por outro lado, o mundo externo existe mesmo, pois quando interagimos com ele e com as pessoas, tudo nos dá testemunho disso.

Embora seja um livro-álbum extraordinário e altamente recomendável tanto pela discussão profunda quanto pela beleza plástica, ele não apresenta as soluções que o modelo verdadeiramente apresenta.

O MP apresentou soluções totais, porque levou em conta TODOS OS AGENTES, fossem quais fossem e TODOS OS PROBLEMAS, tendo como verdadeiras e devendo casar todas as afirmações.

Vitória, terça-feira, 21 de setembro de 2010.

No comments: