Sunday, December 01, 2013

A Vida Privilegiada dos Panelões e a Atração dos Racionais (da série Material Sensível, grupo Teoria dos Panelões)


A Vida Privilegiada dos Panelões e a Atração  dos Racionais

 

Se, como disse, a vida era privilegiadíssima nas crateras dos meteoritos ou nos panelões das flechas (meteoritos e cometas), evidentemente o ser humano era arrastado para aquele caldeirão.

Claro que as crateras foram criadas muito tempo para trás, os hominídeos só têm 10 milhões de anos, tendo sido formados depois da última grande queda (13 milhões de anos).

Uma das crateras menores, de apenas 1,15 km de diâmetro, é a Cratera do Meteoro no Arizona, EUA, e fica justamente no deserto, nem encheu de água ainda. Teriam os seres humanos sido contemporâneos de lagos ainda cheios dos panelões? Em muitos lugares, sim, imagino, embora na fase final de fechamento delas. Mas é importantíssimo pesquisar os círculos, onde existem camadas e camadas de vida ancestral - depositadas num aprumo ou alinhamento notável - pois esses estratigramas revelarão muitas coisas.

FATALMENTE os racionais seriam atraídos, no Brasil como em todo lugar, mas aqui os seres humanos cro-magnons só estiveram presentes desde 15 e 12 mil anos para trás, dizem os cientistas, enquanto os neanderthais podem ter chegado há 70 mil anos ou mais, digo eu. Não haveria tempo, exceto para as fases finalíssimas, com lagoas muito pequenas, sombras das que já foram as grandes. Seria preciso buscar na África ou noutros lugares.

Uma cratera enorme e lugar de surgimento da humanidade foi o Lago Vitória. Lá é fundamental pesquisar.

Vitória, 25 de fevereiro de 2007.

 

LAGO VITÓRIA, ÁFRICA (naturalmente o “ladrão mais baixo” dele é o rio Nilo). Com certeza o Vitória está na fase de fechamento do lago muito maior que existiu ali e ia até a fissura à esquerda, no arco-de-frente.


CRATERAS METEORÍTICAS NO BRASIL

CRATERAS METEORÍTICAS NO BRASIL
INTRODUÇÃO
As crateras de impacto são estruturas formadas quando um planeta ou satélite é atingido por meteoritos gigantescos. Os projetos espaciais mostraram que não só a Lua , mas todos os corpos do nosso Sistema  Solar  foram bombardeados intensamente por meteoróides durante sua história mostrando como cicatrizes a superfície recoberta por crateras de diversas dimensões nos planetas onde as atividades geológicas cessaram a milhões de anos atrás como: a Lua, Mercúrio, Marte e as luas dos planetas gigantes.Na Terra entretanto, que deve Ter sido tão bombardeada ou mais que a Lua, as crateras são continuamente apagadas pela erosão e redeposição bem como por vulcanismo e atividades tectônicas.
Crateras de Meteoritos no Brasil
Crateras de impacto são estruturas geologicamente formadas quando um grande Meteoróide, Asteróide ou Cometa choca-se com a superfície de um planeta, satélite e asteróides. Todos os corpos do Sistema Solar interno foram pesadamente bombardeados por meteoritos ao longo de suas histórias.
 
Crateras no Brasil
localização de algumas crateras no Brasil
O Brasil apresenta várias estruturas em formato circulares muito semelhantes ao das crateras de impacto. Algumas dessas cicatrizes já foram relativamente bem estudadas e reconhecidas como sendo crateras meteoríticas, e pelo menos quatro delas já foram reconhecidas como astroblemas. Outras estruturas morfológicas em formato anelar apresentam algumas características semelhantes a das crateras de impacto, mas ainda são necessários maiores estudos para se chegar a um consenso conclusivo.
Nota: Na imagem acima não estão localizadas todas as crateras brasileiras.
Cratera
Localidade
Latitude
Longitude
Dimensão
Idade (milhões de anos)
Elevação Central
Situação
Entre as cidade de Araguainha e Ponte Branca, na divisa dos Estados de Goiás e Mato Grosso
16°47'S
52°59'W
40 km
247.0 ± 5.5 Cerca de 300 ma
sim
Comprovada
Tocantins
8°5'S
46°52'W
12 km
200 ma
sim
Comprovada
Santa Catarina
26° 50'S
52° 7'W
12 km
70 ma
sim
Comprovada
Maranhão
7º46`S
46º39`W
4.5 km
200 ma
sim
Comprovada
Piauí
5°38'S
41°24'W
+/- 20 km
pré-abertura do Oceano Atlântico
sim
Em estudo
Parelheiros - São Paulo/SP
23º48`S
46º42`W
3,64 km
Período terciário (?) 36.3 ma
não
Possível
Rio Grande do Sul
30º12`S
56º33`W
5.5 Km
117 ± 17 ma
sim
Possível
São Paulo
22º30`S
49º10`W
12 Km
117 ± 17 ma
sim
Possível
Inajá (Inajah)
Pará
8º40`S
51º 0`W
6 km
(?)
 
Possível
Próximo ao rio Curuçá, no Alto Solimões Amazonas. Borda entre Brasil e Peru
05º11'S
71º38'W
1 km
Impacto acontecido na manhã de 13 de agosto de 1930
(?)
Em estudo
Litoral Norte de São Paulo
23º19'S
44º54'W
1 km
Pleistoceno
(?)
Em estudo
cratera de Aimorés CREDITOimagem EMBRAPA
Uma outra suposta cratera de impacto foi encontrada no município de Aimorés em Minas Gerais, onde há um acidente geográfico com a forma aproximada de um círculo. No site http://www.geocities.com/aimores1203/index.html o autor apresenta algumas figuras e mapas dando sua localização, forma e relevo. Esta formação, que o autor chama de Cratera de Aimorés, está às margens do Rio Doce quase na fronteira com o estado do Espírito Santo.


UMA CRATERA EM UBATUDA


                               CRATERA DO CERRO JAU


 

 

No comments: