Friday, December 13, 2013

Praça UM (da série Material Sensível, grupo Praças Psicológicas)


Praça UM

 

A ONU (Organização das Nações Unidas, em português; em inglês UN, United Nations) ficou desgastada nesses 62 anos desde 1945.

Agora, se devemos criar mesmo um governo mundial, urge trabalhar na prática pela substituição do sistema não-crível da ONU por um outro, a começar pela criação de tais praças (são desenhos psicológicos, já disse) UM, União Mundial.

UNIÃO DO MUNDO (para comportar quase 200 nações, cerca de quatro mil estados-províncias, 300 mil cidades-municípios com três milhões de bairros e distritos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os governempresas precisam patrocinar, cada qual se encarregando dos seus, conforme desenho acordado.

Os povelites ou nações ou culturas iriam lá aprender (se possível em cada cidade; se não, pelo menos nas capitais e cidades com mais de, digamos, 300 mil habitantes – isso incluiria três ou quatro cidades do Espírito Santo).

Qual é o objetivo principal, fora a nova Psicologia (novas figuras ou psicanálises, novos objetivos ou psico-sínteses, novas produções ou economias, novas organizações ou sociologias, novos espaçotempos ou geo-histórias)?

É acabar com as guerras entre nações, os conflitos internacionais que tantos recursos carreiam, desviados de metas mais importantes.

Tudo isso depende de ENSINAPRENDIZADO DA ACEITAÇÃO.

Escola mundial, é isso.

Escola nas praças.

Por algum lugar as pessoas devem sentir o mundo como um só, de todos e cada um e nada melhor que as praças (supertecnocientíficas, por sinal).

Vitória, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007.

 

UNO OU NÃO-UNO?

História
A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas, que é uma espécie de Constituição da entidade, assinada na época por 51 países, entre eles o Brasil. Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.
UN/DPI
Pôster com o preâmbulo da Carta das Nações Unidas, de 24/10/1945

Organização das Nações Unidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Bandeira da ONU.
Bandeira da ONU.
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembléia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede atual é na cidade de Nova York. A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança".Em 2006 a ONU tem representação de 192 Estados-Membros - cada um dos países soberanos internacionalmente reconhecidos, exceto o Vaticano, que tem qualidade de observador, e países sem reconhecimento pleno (como Taiwan, que é território reclamado pela China, mas de reconhecimento soberano por outros países).
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

Idiomas oficiais

A ONU utiliza 6 línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Quase todas as reuniões oficiais são traduzidas simultaneamente para estas línguas. Quase todos os documentos oficiais, em suporte de papel e "on-line", são traduzidos para estes seis idiomas. Em algumas dependências, as conferências e os documentos de trabalho são só em francês e inglês ou em espanhol, francês e inglês e as publicações realizam-se nestes dois ou três idiomas.

Antecedentes e História

Sede da ONU em Nova Iorque
Sede da ONU em Nova Iorque
A ideia das Nações Unidas foi elaborada na declaração, firmada durante a Segunda Guerra Mundial, na conferência de Aliados celebrada em Moscou em 1943. O então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, sugeriu o nome de "Nações Unidas". A 25 de Abril de 1945 celebrou-se a primeira conferência em São Francisco. À parte dos governos, foram convidadas organizações não governamentais. As 50 Nações representadas na conferência assinaram a Carta das Nações Unidas dois meses mais tarde a 26 de Junho, a Polónia, que não esteve representada na conferência, acrescentou o seu nome mais tarde, indo para um total de 51 Estados.
A ONU começa a sua existência a 24 de Outubro de 1945, depois da Carta ter sido ratificada pelos então cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (República Popular da China, França, A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o Reino Unido e os Estados Unidos da América) e pela grande maioria dos outros 46 membros.
Atualmente os 5 Membros Permanentes do Conselho de Segurança são os únicos que têm veto nas decisões. Estes são os Estados Unidos da América, a Federação Russa, França, o Reino Unido e a República Popular da China.

Secretários-Gerais

  1. Sir Gladwyn Jebb (Reino Unido), 19451946.
  2. Trygve Lie (Noruega), Fevereiro de 1946 até à sua demissão em Novembro de 1952.
  3. Dag Hammarskjöld (Suécia), Abril de 1953 até à sua morte na queda do avião onde seguia no norte da Rodésia (agora Zâmbia), Setembro de 1961.
  4. U Thant (Burma), Novembro de 1961 – Dezembro de 1971.
  5. Kurt Waldheim (Áustria) 1972 até ao veto por parte da China do que seria o seu terceiro mandato em 1981.
  6. Javier Pérez de Cuéllar (Peru) 19821991
  7. Boutros Boutros-Ghali (Egipto), Janeiro de 1992 até ao veto por parte dos Estados Unidos da América do que seria o seu segundo mandato, em Dezembro de 1996.
  8. Kofi Annan (Gana), Janeiro de 1997 até 1º de janeiro de 2007.
  9. Ban Ki-moon (Coréia do Sul), A partir de 1 de janeiro de 2007.

Sistema das Nações Unidas

Reunião plenária da Assembléia Geral das Nações Unidas.
Reunião plenária da Assembléia Geral das Nações Unidas.
O Sistema das Nações Unidas está centralizado por:

Principais contribuintes para o orçamento da Organização

Países com participação superior a 1%, nos ingressos do pressuposto ordinário da ONU (2003):
  1. EUA
22 %
  1. Japão
19,51 %
  1. Alemanha
9,76 %
  1. França
6,46 %
  1. Reino Unido
5,53 %
  1. Itália
5,06 %
  1. Canadá
2,55 %
  1. Espanha
2,51 %
  1. Brasil
2,39 %
  1. Coréia do Sul
1,85 %
  1. Países Baixos
1,73%
  1. Austrália
1,62 %
  1. China
1,53 %
  1. Suíça
1,27 %
  1. Rússia
1,20 %
  1. Bélgica
1,12 %
  1. México
1,08 %
  1. Suécia
1,02 %

Ver também

 

Sistema das Nações Unidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

O Sistema das Nações Unidas está centralizado por:
E se organiza da seguinte maneira:

A.-Programas e Órgãos

B.-Outros Órgãos das Nações Unidas

C.-Institutos de Estudo e Pesquisa

D.-Comissões Orgânicas

E.-Comissões Regionais

F.-Órgãos Conexos

G.-Organismos Especializados

 


 

 

 

No comments: