Saturday, July 16, 2016


As Pessoas Estúpidas Deste Mundo Ignorante

 

Como (fora Deus dos perfeitos, das possibilidades, que por definição sabe tudo) sempre há algo desconhecido para cada pessoambiente, é evidente que todos são ignorantes, mas não necessariamente estúpidos.

A IGNORÂNCIA DAS PESSOAMBIENTES (seria melhor ser precavido quanto ao estado-de-sabedoria de cada qual) – o chamado “poço de ignorâncias”.

AMBIENTAL.
Mundial.
Nacional.
Estadual.
Urbano-municipal.
PESSOAL.
Empresarial.
Grupal.
Familiar.
Individual.

Ignorância tem outro sentido, o de crueldade, que também vale, a brutalidade, com o qual devemos tomar o maior cuidado.

ESTÚPIDO

Estupidez
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuanças por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI.
Contrariamente indivíduos inteligentes também podem ter um comportamento estúpido quando seu pensamento racional é descarrilado por opiniões fortes ou crenças rígidas. Neste caso a vítima cai na polarização da confirmação e começa a selecionar dados: tornando-se intencionalmente cego e surdo à evidência contrária, enquanto ao mesmo tempo coleta as evidências que apóiem as suas opiniões e crenças. Anote que a ciência moderna desenvolveu-se para combater esta forma de estupidez. Durante o pensamento científico deve-se constantemente criticar nossas próprias opiniões e suposições (tentativa de desmentir hipóteses).
A Enciclopédia da Estupidez (The Encyclopedia of Stupidity) por Matthijs van Boxsel[1] é baseada na contenda do autor de que a "estupidez é o fundamento de nossa civilização" e sua ideia de que ninguém é suficientemente inteligente para compreender quão estúpido é. Isto não é tão estúpido como soa se incluir na definição de estupidez "auto-destruição inconsciente, a capacidade de agir contra um voto de felicidade". Um ditado atribuído a Albert Einstein é "Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro". A estupidez, mais exatamente, não pode ser vista como o contrário à inteligência mas como uma espécie de ausência defeituosa de inteligência, a escuridão que faz a luz da inteligência verdadeira visível. Contrastado com ignorância, que é a falta de conhecimento, não a falta de inteligência.
Objecto de estudo sobre este tema ficou também famoso o livro "As leis Fundamentais da Estupidez Humana", cujo autor e Carlo M. Cipolla, historiador da economia e professor na Universidade de Berkeley e na Escola Normal Superior de Pisa.

TODAS AS PESSOAMBIENTES SÃO IGNORANTES, mas nem todas são estúpidas, pelo contrário.

O ÍNDICE GENÉRICO DE ESTUPIDEZ (como já disse, a medição deveria ser outra, do QIMC, Quociente de Inteligência, Memória e Controle) – tirado de Laboratório Alimentar Psicológico e adaptado.

Superdeficientes.
90 % de acomodados.
Supereficientes.
2,5 % e aderentes.
2,5 % e aderentes.

Do lado de baixo há 2,5 % que optam por parecer e do lado de cima há os que “colam”, que se aproximam para parecer.

De 115 para cima 15,8 % %, de 85 para baixo 15,9 %.

Veja que o super patrimônio racional-emocional é de somente 0,13 %, na humanidade de 7,3 bilhões menos de 10 milhões, no Brasil de 200 milhões somente 260 mil, dando que o país tem menos de 2,8 % da população mundial.

Esse 0,13 % é pouco mais de 0,1 %, equivalente a 1/1.000.

No Espírito Santo seriam - em menos de 4,0 milhões - uns 4,0 mil.

Veja só que pouquinho!

E é dessa racinha que dependemos para nos tirar do fosso da ineficácia e da ignorância geral.

Contudo, somos coletivos, sociedade, todos devem ser protegidos, não é como em Esparta, o clube dos melhores, que desapareceu.

Vitória, sábado, 16 de julho de 2016.

GAVA.

No comments: