Sunday, July 17, 2016


Pastora X: General Josué

 

A pastora Eunice aumentara mais alguns quilos e, mercê da boa alimentação, estava maior, com o mesmo chapelão, vestido rodado florido de seda, sempre um diferente, com a casa cheia para o espetáculo, tinha construído templo maior da IEMP (Igreja do Evangelho Monangular Planetária) que, para desespero de seus desafetos, já tinha filiais em alguns lugares. Os pastores capetas não deixavam de infernizar e eram sempre vigiados pelo grupo do Martelo Sagrado. Pichavam os muros do templo, tinham bandos para vaiar quem entrava, entravam alguns a título de apreciar, mas só para gravar tudo e fotografar com os celulares, essas coisas nojentas.

O povo só fazia aumentar, porque a pastora falava o linguajar deles, até chulo quando necessário, “quero que Deus me castigue se eu estiver errando”. O podre do marido tinha fugido com a sirigaita periguete que ela denunciara dois anos passados, levando a Mercedes cupê e “uma bolada” (ela não dizia quanto), mas voltara arrependidinho quando acabou a grana, ela deixou ele mofando, mas aceitou de volta, Deus perdoa, humilhou-o obrigando-o a fazer exame de sangue, sugerindo que ele poderia ter AIDS (não tinha, mas ele fez assim mesmo, todo prostrado, obediente, ganhou um relógio de ouro e não falava mais nada, quietinho).

E o povo chegando, nas filiais também, os pastores capetas mordiam os cotovelos, irados.

PASTORA (abrindo os braços agora enormes) – depois que Moisés abriu o Mar Vermelho com o cajado dele, vocês lembram que era ENORME (as ovelhas começaram a babar), e todo mundo passou sem sujar os pés, as crianças, tadinhas, carregadas nos braços das mães (várias ovelhas estavam com os olhos marejados, os homens assentiam com as cabeças, aprovando), lá foram eles ficar aqueles 40 anos no deserto, eram todos novinhos, inclusive o tenente de Moisés, Josué, que significa Salvador, que nem Jesus. Ele tinha 20 e poucos, igual meus filhos agora, eles se formaram, um em matemática, um em psicologia, a menina moça falta um ano para se tornar doutora médica, eles que me contam isso. O Diego, que é psicólogo, disse que o doutor Freud (é Fróid lá pros estranja, mas aqui é assim que falamos, né, gente?) ...

AS OVELHAS (satisfeitas por estarem sendo dizimadas) – ééééé...

PASTORA (agradada com o apoio da torcida) - ... o doutor Freud disse que Moisés é Aquinatão, o rei lá dos egitos, Amenófis, sei lá, nomes estrangeiros, difíceis de falar. Ele que implantou o monoteísmo, mas o povo de lá era igual esses pastores capetas, tudo ateu (apontou com o queixo triplo o fundo do templo, os pastores capetas levantaram os dedos, maior deselegância, justo na casa de Deus, o pessoal do Martelo Sagrado partiu para cima deles, eles fugiram acelerados), não concordou, Moisés teve que tirar o cavalinho da chuva, partiu, levou a capangada dele. Então, quando estou falando Josué já tinha 60, por aí, chegou nas portas da Terra Santa, Deus falou com Moisés, “hum, hum, aqui você não entra”, de formas que Moisés não pôde entrar, Josué que foi, já era general de cinco estrelas, sei lá, até mais, Marechal, era um graudão desses aí.

OVELHAS E OVELHOS – ééééééééé...

PASTORA (entusiasmada, crescendo ainda mais com o apoio irrestrito das ovelhas e ovelhos, algumas ovelhas estavam desmaiando de emoção com o Marechal de cinco estrelas Josué entrando assim com violência conquistadora, arrombando as portas da Terra Santa; ela parecia gigantesca, com os peitões balançando de um lado para o outro) – lá vai Josué, ninguém segura ele, vai entrando com tudo (as ovelhas estremeciam) ...

Os pastores capetas gritavam indecências, o Martelo Sagrado (com martelos de borracha, não eram mais de aço, sim de borracha dura, ficava quase igual) agia nos bastidores, foi uma confusão danada nesse dia.

Serra, sábado, 23 de janeiro de 2016.
GAVA.

No comments: