Sunday, July 17, 2016


Paravilha

 

Esse sujeito de que vou falar conheci num bar, é sempre comigo, forrado de gente desocupada, um na mesa, dois, três, ele poderia ter ido sentar em qualquer lugar, todo educado, os piores são assim, pediu licença, as mesas estão ocupadas (mentira, tinha várias com ninguém, sem qualquer), acho que é sina, destino, tem algum santo travesso se ocupando só de mim, só pode, acho que joguei pedra na cruz.

Bem, sentou, tomou umas, pagou umas cervejas, pagou uns uísques e cachaças raras do bar, doses bem caras, deixou eu beber bastante, tinha técnica o filho da puta, engatou a marcha e mandou.

MARAVILHA (sítio Dicio)

Maravilha
Significado de Maravilha
s.f. Aquilo que é capaz de despertar grande admiração; prodígio, assombro: as maravilhas da natureza.
P. ext. Coisa excelente: este vinho é uma maravilha.
Culinária. Espécie de pastel frito, em forma de pequeno cilindro em pé, com recheios variados.
As Sete Maravilhas do Mundo, sete obras extraordinárias da Antiguidade (as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia, a estátua de Júpiter Olímpico, o colosso de Rodes, o templo de Éfeso, o mausoléu de Helicarnasso, o farol de Alexandria).

Todo mundo sabe o que é maravilha, né? O Cristo Redentor é uma das novas maravilhas do mundo, maravilhas contemporâneas, sem falar naquelas outras antigas, vá procurar na Internet.

DIGÃO (assim mesmo: Rodrigo, Rodrigão, Digão) – por que só maravilha, para as mulheres, por que não paravilha?

Digressão: ele achava que maravilha tinha MA (de mãe) como prefixo, porisso paravilha (com PA, de pai). Doido de pedra.

DIGÃO (continuando, sem notar que eu tinha torcido o rosto de descontentamento, fiquei rezando para terminar logo ou chegar algum amigo ou conhecido, nessas horas não aparece um puto, eu falei, é castigo) – por quê esse monte de mulheres na história onde nunca houve? Por que essas guerreiras onde nunca apareceram? Claro, é preciso estimulá-las, fazer as mulheres crescerem, se elevarem depois de tantos séculos de rebaixamento, mas coloca-las em papeis que nunca exerceram, assim é demais.

Não deixava de ter razão, eu também notara isso, mas não dei munição, para não encompridar o assunto.

DIGÃO (repare que só ele que falava, eu só bebia, visando esquecer tudo no dia seguinte, mas como você vê, não esqueci, estou aqui anotando) – isso não pode ser bom, isso vai levar ao contrário, estudo dialética, o contrário sempre vem, é cíclico, sobe e desce.

Lá isso é verdade, andei reparando.

DIGÃO – toda mentira, na dialética, leva à expressão da verdade, só que mais forte, alguém vai contestar, alguém vai botar a boca no trombone e séculos de paciente construção (como no caso dos exageros dos negros) levarão à negação, ao amontoamento contraditório, ao aglutinamento dos contrários, à expressão, à guerra literária, às pesquisas...

Nisso ele tinha razão.

E observei que ele não era contra as mulheres, de modo nenhum, era o contrário, como eu ele parecia um devoto, alguém dedicado à causa da paridade, porém preocupado com os descaminhos dos excessos.

EU (repara que foram minhas primeiras palavras) – lá isso é.

DIGÃO – então, para arrefecer, para trabalhar mansamente contra o impacto é que estou criando esse grupo, o Paravilha, visando justamente juntar os homens que, entendendo o que está acontecendo, trabalhem para diminuir os futuros confrontos, trabalhando de dentro, entende?

Eu tinha começado a entender.

De arriado na cadeira que eu estava, me endireitei, sentei retinho, coloquei os cotovelos na mesa e prestei atenção, prestei muita atenção. Pode até ser que algum santo esteja me ajudando, não vou dizer que não, alguém lá em cima gosta de mim.

Serra, terça-feira, 26 de janeiro de 2016.

GAVA.

No comments: