Tuesday, July 19, 2016


Birraça

 

Mistura de birra com pirraça.

Estava no ponto, ao meu lado a moça estava ao celular.

MOÇA – passaram dois caras num carro, um gordo, implicou comigo, mandei logo tomar no cú.

MOÇA – é, menina, ele gritou lá de dentro: o que você falou, loura? Repete.

MOÇA (que não era pintada de amarelo, era pintada de vermelho, ruiva) – para você tomar no cú. Que nada, menina, ficou porisso mesmo.

E eu, pensando comigo, “deu sorte de ser em público, sempre tem Cosme e Damião policiando por aqui”.

Nisso a velha da minha idade que estava perto entrou na conversa.

VELHA – ah, minha filha, quando entro no ônibus também não deixo por menos. Outro dia a moça não quis dar a cadeira de idoso, falei para o motorista, ele exigiu que ela saísse, ela atravessou a roleta cuspindo marimbondo e chutando pedra. Pedi mesmo.

MOÇA – foi?

Eu, pensando, “não dá corda, não dá corda”.

VELHA (empolgada) – doutra vez foi outra moça, pedi para sentar, ela disse (levantando os dois dedos médios das duas mãos, fez o gesto) “senta aqui” e eu tium, sentei mesmo, ela levantou e saiu soltando palavrão.

MOÇA (não se dando por achada) – nossa!

VELHA (crescendo) – da outra vez foi moça com criança ocupando duas cadeiras, pedi para a criança levantar e a mãe “cuidado que ela belisca”, e me beliscou mesmo, acredita? Fui nela (fez o gesto de torcer com o polegar e o indicador) e inham! Ela começou a chorar, as duas levantaram, já vão tarde. E tem um velho que mora ali, ó (indicou), entra no ônibus, se faz de doido, xinga todo mundo.

EU – ninguém briga com a senhora?

VELHA – briga, briga, mas eu brigo mais, ainda bem que tem gente que briga, senão tudo isso iria virar uma porcaria.

Concordei com ela, somos devedores dos que enfrentam.

VELHA – outro dia na farmácia a moça brigou por dois reais, achei certo, todo mundo ficou olhando, ham, ham, iriam aceitar troco errado?

EU – ninguém nunca achou ruim?

VELHA – claro, mas pouca gente, menos de trinta na minha vida toda, algumas me bateram, mas pelo menos marco minhas posições.

Nisso chegou meu ônibus.

Serra, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016.

GAVA.

No comments: