Sunday, July 17, 2016


Pastora XIII: José e o Jogo do Bicho

 

AS ETAPAS DA VIDA DE JOSÉ (para você ver, não dá para confiar nem nos irmãos nem nos maridos, nisso as ovelhas fizeram éééééé ...)

http://www.mensagemdabiblia.com.br/wp-content/uploads/2012/03/jose-jogado-numa-cova.jpg
Jogado no poço.
http://entretenimento.r7.com/jose-do-egito/files/2013/03/s06c44-2013.02-Potifar-escolhe-Jos%C3%A9-e-negocia-com-Jetur-Michel-Angelo-7.jpg
Vendido como escravo.
http://sementinhakids.files.wordpress.com/2009/03/os-irmaos-de-jose-vao-comprar-no-egito.jpg
Os irmãos ameaçados de prisão.
http://4.bp.blogspot.com/-Jcgia6TFRPU/VHofIIexK7I/AAAAAAAAAVQ/BBVpCWfQj5g/s1600/jose%2Birmaos.jpg
Reconciliação.

AYE-JOSÉ, IRMÃO DE TIÉ, MÃE DE AMENÓFIS IV OU AQUENATON-MOISÉS (Aye era pai de Nefertiti, logo Nefertiti era prima de Moisés, instalador do monoteísmo que viveu 120 anos e por volta de 1260 a. C. chegou às portas de Israel)

Nefertiti
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Nefertiti (c. 1380 - 1345 a.C.) foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Aquenáton.
Contudo, nos últimos tempos tem vingado a hipótese de Nefertiti ser egípcia, filha de Ay, alto funcionário egípcio responsável pelo corpo de carros de guerra que chegaria a ser faraó após a morte de Tutancâmon. Aye era irmão da rainha Tié, esposa principal do rei Amenófis III, o pai de Aquenáton; esta hipótese faria do marido de Nefertiti o seu primo. Sabe-se que a família de Aye era oriunda de Akhmin e que este tinha tido uma esposa que faleceu (provavelmente a mãe de Nefertiti durante o parto), tendo casado com a dama Tié.
De igual forma o nome Nefertiti, embora não fosse comum no Egito, tinha um alusão teológica relacionada com a deusa Hathor, sendo aplicado à esposa real durante a celebração da festa Sed do rei (uma festa celebrada quando este completava trinta anos de reinado).

PASTORA – vocês sabem que José interpretou os sonhos de (os pastores não dizem DO) Faraó, ficou de vice-presidente, ministro de Faraó, encheu os silos de grãos, cobrou uma baba do povo, como o governo faz mesmo, veio de lá.

OVELHAS – ééééééééé ...

PASTORA – José entregou tudinho: vai acontecer isso, isso e isso, aquilo e aquilo lá (ela ia mostrando nos dedos), disse quando e onde, deu a pala, falou mesmo, falou tudinho e Faraó só escutando, anotando tudo, botou os cordãozão de ouro no pescoço fininho de José, os anelão de ouro, tudinho, igual os meninos da favela aqui do lado.

OVELHAS – ééééééééééé´....

PASTORA – então José colocou o jogo do bicho ...

PASTOR CAPETA (eles tinham parado de vir, mas achando que ela iria morrer da operação, voltaram; ela não morreu, mas ficou um pouco flácida, as pelancas da operação bariátrica, estava fazendo plástica, mas ainda tinha umas, que ela escondia com as roupas largas) – pastora, não existia jogo de bicho naquela época, é invenção brasileira ...

PASTORA (duvidando e fazendo pouco) – brasileira????

PASTOR CAPETA – por incrível que pareça, é do século XIX.

Mundo Estranho

Qual é a origem do jogo do bicho?

Por Rodrigo Ratier | Edição 26
Assim como a caipirinha, o samba e o Carnaval, o jogo do bicho é uma invenção brasileiríssima, Otávio. Essa loteria foi criada em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. A intenção por trás da ideia era nobre: o barão queria atrair mais gente para o soo, compensando o corte de verbas do governo, que mantinha o lugar. Para alimentar toda a fauna, Drummond mandou imprimir o desenho de 25 bichos nos ingressos. Pontualmente às 5 da tarde, sorteava um deles. Quem tivesse a figura vencedora ganhava 20 vezes o valor da entrada. "No início, todo visitante do soo recebia um bilhete com a imagem de um bicho. Mas, a partir de 1894, cada um podia comprar quantos bilhetes quisesse. Daquele ano em diante, o jogo do bicho deixou de ser um simples sorteio e se transformou em um jogo de azar", afirma a roteirista de cinema Elena Soárez, autora de uma tese de mestrado sobre o assunto. Para combater as apostas, que se tornaram uma mania em toda a cidade, a Prefeitura impediu o sorteio em 1895.

PASTORA – deixo de saber. José adivinhava tudo, virou xodó de Faraó, entrou para a família dele, depois teve filha com outra mulher, Nefertiti, e o filho da irmã Tié casou com ela, Aquenáton-Moisés e Nefertiti eram primos, casaram, José casou com a irmã, eca, Tiê, cujo marido tinha morrido, Amenófis Três. Sei dizer que José não errava uma, batata.

Serra, domingo, 24 de janeiro de 2016.

GAVA.

No comments: