Saturday, November 02, 2013

Nanomecatrônica (da série Expresso 222..., Livro 3)


Nanomecatrônica

 

                        Gabriel quer fazer mecatrônica, mistura de mecânica com eletrônica, da qual falei num dos textos, justamente neste Livro 3, Mecatrônica, queira ler.      

                        Então a nanotecnologia me lembrou que existirá uma nanomecatrônica, uma nano-mecâniceletrônica, elétrons movendo nano-programáquinas (NPM). Precisamos estender nossos olhos a isso, para investigar do que se trataria.

                        O metro é dividido em sub-múltiplos, sub-metros, por exemplo, decímetros (dm = 1 m/10 = 0,1 m), centímetros (cm = 1 m/100 = 0,01 m), milímetros (mm = 1 m/1000 = 0,001 m). Quando o milímetro é dividido outra vez por mil temos o micrômetro (1 m/106 = 0,000.001 m), depois o nanômetro (nm =1 m/109 = 0,000.000.001 m) e a seguir o picômetro (pm = 1 m/1012 m = 0,000.000.000.001 m), o que nos levaria à picomecatrônica.

                        Então a nanomecatrônica seria aquela que estabelecesse máquinas que em relação a uma pessoa de 1,7 m lidasse com máquinas/hardware (mecânica) e programas/software (eletrônica, e por extensão informática) ao nível de 1,7 m/109 = 0,0000017 mm ou 1,7 nanômetro.  Essa é a dimensão das ondas eletromagnéticas, o limite inferior da janela da visão, o mais baixo comprimento de onda da região ultravioleta; as moléculas de sacarina têm cerca de um nanômetro, conforme Asimov.

                        A nanotecnociência terá o significado de investir em e investigar tudo que já sabemos na macro-tecnociência, enquanto formestrutura de conhecimento. Portanto, seguramente criará nanomáquinas e nanoprogramas, nanoprogramáquinas para tudo que já fazemos mais no alto, de modo diferente.

                        Não exatamente, mas muito semelhante.           

                        Olhando a Chave do TER (CT), haverá nanomatéria, nanoenergia, nanoinformação; e na Chave do SER (CS) nanomemória, nanointeligência e nanocontrole ou nanocomunicação. Tudo que o modelo oferece em termos de compreensão. Nanobandeira: nanoar, nanoágua, nanoterra/solo, nanofogo/energia, nanoVida no centro e no centro do centro nanoVida-racional.

                        O que as pessoas esperavam?

                        A nanotecnociência pressuporá uma nanofiloideologia, uma nanoteorreligião, uma nanomagicarte e uma nanomatemática pelo centro. Tudo que o ser humano já pensou se estenderá àquelas nanorregiões e àqueles nanotempos, em conjunto nanoespaçotempos.

                        Teremos nanoindivíduos (em Brasília se anteciparam), nanofamílias, nanogrupos e nanoempresas. Se não as pessoas a esse nível tão pequeno, pelo menos pessoas envolvidas com a nanotecnociência. Empresas lidando com nanotecnociência.

                        Enfim, um nível muito fundo de tecnociência e de todo o resto do conhecimento. Nós devemos voltar-nos para isso com urgência. O melhor do futuro estará a esse nível.

                        Vitória, sexta-feira, 14 de junho de 2002.

No comments: