Sunday, November 03, 2013

O Martelo e o Prego (da série Expresso 222..., Livro 4)


O Martelo e o Prego

 

                        Se fosse só pelas palavras jamais saberíamos porque as pessoas falam assim com um tom de significação. É claro que martelo e prego estão associados, o primeiro bate logicamente no segundo, e não vice-versa. Ninguém diz O Prego e o Martelo, é sempre o contrário.

                        Com a Rede Cognata, no entanto, nós podemos entender, pois Martelo e Prego = MODELO E PIRÂMIDE = ESPÍRITO E SANTO = NOITE E PRETA. Ou seja, modelo pirâmide, espírito santo, noite preta, meteorito solto, mortal planeta, morto planeta, muita porta, muita pirâmide, morte súbita e outras traduções. O que a Rede parece estar dizendo é que os meteoritos ligados gravitacionalmente não nos trazem risco nenhum, ao passo que os soltos, sim, são mortais. E que, havendo meteorito solto, já que é noite preta, é indetectável, a única saída sendo estabelecer fora da Terra cidades espaciais. Os soltos viriam de fora, não dos entornos da Terra ou do Sol.

                        A imagem do martelo descendo no prego seria a do meteorito descendo no planeta, o que é evidentemente assustador. Tais acontecimentos do passado remoto ficaram no inconsciente coletivo das espécies terrestres e são relembrados pela imagem arquetípica do martelo batendo no prego, uma evocação atemorizante. Daí a imagem chamar na gente a destruição como término, como terminação, como fim – o que remete à inquietação.

                        Veja que martelo vem sempre primeiro, prego depois. Martelo = MUNDO = MORTO = METEORITO, prego = PLANETA = PLANTA = SEMENTE, o contrário cognato exato de MUNDO. Daí vemos que mundos são mortos, ao passo que planetas são vivos, como eu já disse em Mundos e Planetas, neste mesmo Livro 4. O meteorito, sendo morto, ao cair sobre o planeta, traz a morte com ele.

                        É ou não é apavorante?

                        Vitória, terça-feira, 16 de julho de 2002.

No comments: