Salvando
a Riqueza
O modelo naturalmente
nos ensina muitas coisas.
Ele divide a Psicologia
em quatro vértices num quadrado, de modo que devemos fazer o mesmo com a
riqueza (que são os recursos reais, já realizados, passado que podemos
aproveitar, enquanto os recursos constituem a riqueza potencial, ainda em
virtual, no futuro): multiplicação da psicanálise ou das figuras; multiplicação
da psico-síntese ou dos objetivos; multiplicação da economia ou das produções;
multiplicação da sociologia ou das organizações, e no centro multiplicação das
geo-histórias ou dos espaçotempos.
Nunca ficar num ambiente
só (município/cidade, estado, nação e futuramente mundo), nunca apostar numa
pessoa (indivíduo, família, grupo, empresa) apenas. Diversificação da produçãorganização.
Contratação de muitos operários e sócios. Busca de variadíssimos objetivos.
Na multiplicação
econômica ou produtiva, multiplicação dos setores e subsetores: multiplicação
na agropecuária/extrativismo, multiplicação nas indústrias, multiplicação no
comércio, multiplicação nos serviços e multiplicação nos bancos. Isto é, jamais
colocar o dinheiro num banco só, mesmo governamental garantido, nem num só
país. Não ter só ações, nem só terras ou prédios, investir num milhar de coisas
diferentes, aliás, tantas firmas quantas forem as patentes e idéias, como eu já
disse – ou mais ainda. Na multiplicação agropecuária investir tanto na
agricultura quanto na pecuária. Investir nas combinações agroindustriais e
outras.
Nunca colocar todos os
ovos num cesto = GOSTO só.
Criar como que uma grade
multidimensional, não apenas em duas dimensões, como uma tela, mas em várias,
deixando parte da riqueza exposta e parte escondida; parte de conversão
demorada e parte de conversão ultra-rápida, como ouro, prata, platina,
diamantes e outras pedras preciosas, como os judeus sempre fizeram. O mundo
muda muito rápido, instantaneamente.
Esse é o segredo da
durabilidade. Diversidade (como a da Vida geral) e multiplicidade (como a do
esperma).
Vitória, segunda-feira, 22
de julho de 2002.
No comments:
Post a Comment