Sunday, December 01, 2013

As Chances ddos Lobatos Serem Atingidos pelas Flechas (da série Material Sensível, grupo Teoria dos Panelões)


As Chances dos Lobatos Serem Atingidos pelas Flechas

 

FILME IDIOTA (fica idiota para sempre)

Título Original 
Tycus
Gênero 
Ficção
Diretor 
Elenco 
Sinopse 
Cientista descobre que cometa gigantesco vai se chocar com a Terra e constrói cidade subterrânea para abrigar sobreviventes.
Ano 
2000
Origem 
EUA
Cor 
Cor


Em resumo: no filme a Lua, e não a Terra diretamente rebenta com a incidência do asteróide, que nem tão grande assim era. É preciso contratar físicos para fazer os cálculos – meramente teriam descartado a hipótese de a Lua estourar sob qualquer impacto num estágio avançado de formação do sistema solar.

No filme a Lua é partida em milhões de pedacinhos (seriam zilhões, afinal de contas ela tem um sexto da massa da Terra) e uma parte deles cai sobre o planeta, enquanto outra fica orbitando. Como o filme é de 2000, a época em que se passa é nos “dias atuais”, quer dizer, 2000, e lá por 2030 a vida-racional já está quase reconstituída. Na verdade seria um pavor total, porque o único meteorito de 16 km que caiu no Iucatã, México, há 65 milhões de anos apagou 70 % das formas de vida do planeta.

Um só, imagine.

No filme os meteoritos estouram as torres mais notáveis da Terra, na imaginação dos americanos o Big Ben inglês e a Torre Eiffel, francesa.

A chance de isso ocorrer seria, grosso modo, os 360º do círculo vezes 60 minutos x 60 segundos ou uma em 1.296.000 (= X) – mas isso só contemplaria um círculo, existindo dois para fazer o sistema coordenado cartesiano, de forma que seria X2 = (1.296.000)2 = 1,68.1012. Ou seja, praticamente zero. No entanto, no filme VÁRIAS torres notáveis são atingidas.

Mudando para nosso assunto, qual a chance de um Lobato ser atingido? Os estatísticos vão poder calcular muito melhor, mas devemos ver que foram essencialmente formados nos mais recentes 273 milhões de anos, desde SG-273 (supergrande de – 273 milhões de anos). De lá para cá, seguindo o ritmo de um a cada 26 milhões de anos, foram poucas as quedas: 247, 221, 195, 169, 143, 117, 91, 65, 39, 13 (10 quedas). Como os oceanos cobrem 2/3 da superfície, no mínimo 6,7 quedas foram nele e 2,3 no solo.

Como são 10 Lobatos em terras emersas, a chance é que dois tenham sido atingidos. Mínima.

Assim, o mais certo é que os Lobatos tenham passado incólumes por todos esses bombardeios e tenham preservado suas heranças bastante consistentemente. Estão relativamente intactos. O fato é que os objetos, por mais extensos que sejam (alguns Lobatos são imensos, como o da África, que deve ter pelo menos o dobro da área do Brasil), não são mirados pela Natureza. Os objetos se valorizam demais. Se as flechas não atingem os Lobatos, que são tão grandes, que dirá a torres humanas! Nem se ficasse mirando um bilhão de vezes haveria a chance de acertar qualquer linha humana posta em pé ou deitada.

Vitória, quinta-feira, 30 de setembro de 2004.

 

No comments: