Wednesday, June 12, 2013

A Fada Madrinha (da série Conto Tudo Novo)


A Fada Madrinha só trazia como presentes coisas boas: Dias Ensolarados, Bons Amigos, Gratas Surpresas, Bilhetes Premiados, Atenção de Mamãe, Aprovação de Papai, Promoção por Merecimento, Brilho no Olhar, Casamento Fantástico.
Em compensação o Fado Padrinho trazia o lado ruim da vida: Colegas Rancorosos, Chefes Carrascos, Dias de Terror, Gente Tocando Gospel nos Ônibus, Inflação Brasileira, Congresso Brasileiro, Governo Brasileiro, Burocracia Brasileira, Ruas Esburacadas, Dívidas (isso ele deu em dobro, o cretino).
O problema é que eram casados: convidou uma o outro vinha junto, não tinha jeito, nada era só a favor.


                               DE-FIN-IÇÕES (no Houaiss Eletrônico)
FADA
substantivo feminino
1        ser imaginário do sexo feminino a que se atribui poder mágico de influir no destino das pessoas
2       Diacronismo: obsoleto.
bom ou mau pressentimento; auspício, augúrio, agouro
3       Derivação: sentido figurado.
mulher de beleza e encanto extraordinários
FADO
substantivo masculino
1        destino, sorte, estrela; o que necessariamente tem de ser; vaticínio, decreto do destino
Exs.: seu f. foi cruel
o f. confirmou-se


O nó da coisa toda é que o que ela dizia nem sempre se cumpria porque, sendo mulher de “beleza e encanto extraordinários” ela era muito imaginária, imaginava coisas e saltitava, a bela, sem qualquer compromisso, ao passo que o que ele dizia se cumpria sempre, era batata.
Assim, quando Mocinha cresceu não recebeu nenhuma Promoção por Merecimento, porque não terminou a faculdade e há no serviço público, tanto quanto no privado, uma predileção não manifestada por promover a chefe só os que terminam os cursos superiores. Assim, Papai ficou bastante decepcionado e não aprovou, fez cara de quem pagou e não gostou. Mamãe, essa sim, lhe deu Atenção, mas foi para encher o saco, se você quer saber. A Grata Surpresa número um, se podemos dizer assim, foi que ela ficou grávida de Namorado e ele pulou fora, deixando Papai com um bico ainda maior. Morando na Inglaterra, poucos Dias Ensolarados ela presenciou e assim por diante, que coisa!
Por outro lado, DO LADO DO DESTINO, tudo se cumpriu até em dobro e em triplo, que não vou contar tudo, seria demais. Teve um Dia de Terror em que o Chefe Carrasco pediu para ela fazer serão e quis passar a mão, ela lhe deu um tapa e daí pra frente azedou mais ainda. A terrível família Brasileiro começou a perturbar: Inflação que era o pai de toda aquela porcaria, Burocracia que só fazia dificultar, Congresso era só safadeza e Governo só fazia endividar – todos eles ficavam tomando dinheiro dela.
Teve gêmeos, gêmeas na realidade, as Dívidas, que não paravam de crescer e devorar tudo que ela produzia. Gente Tocando Gospel nos Ônibus tinha aos montes, parecia multiplicar como coelho, oh Gente chata.
Andou meio depressiva e os poucos Bons Amigos acabaram por se afastar, ao passo que os Colegas Rancorosos só foram aumentando, parecia uma praga.
Arreda, capeta!
Nunca fez aniversário para as gêmeas, nem muito menos convidou a Fada e o Fado; quando cresceram elas lhe jogaram isso na cara com um Brilho no Olhar: você vai nos pagar. E perguntavam, atrevidas: por que você não arranjou um Casamento Fantástico?
Ah, faltou Estradas Esburacadas, né?
Bem, é só sair de carro.
E se você está esperando pelo Bilhete Premiado pode esperar sentado.

No comments: