Thursday, June 27, 2013

Vendendo uma Barbaridade (da série Conto Tudo Novo)


- E aí, vai querer uma barbaridade?
- Quais você têm?
- Tanto tenho das mais leves, quanto das mais pesadas.
- Quais?
- Bem, entre as invendáveis está aquela barbaridade que os filhinhos de papai dos políticos de Brasília fizeram com os índios, tocando fogo neles, terrível, grande barbaridade, não diminui com o tempo, não dá para esconder: por mais tempo que passe e por mais que a gente pinte para ver se melhora, continua impossível passar adiante. Já aquela barbaridade do gás em Bopal, na Índia, não foi tão difícil, já quase esqueceram. E o gás Sarin espalhado no metrô de Tóquio aqui ninguém ouviu falar, foi fácil vender essa barbaridade. Em compensação, se tivessem querido vender lá não teriam conseguido, de modo que às vezes a gente troca.
- Você vende mais para pessoas desinformadas, né?
- Ah, é. As pessoas cultas tem mais tempo e interesse em lembrar, difícil vender pra elas. Você sabe, os ignorantes, que não dão importância ao passado, por vezes aceitam as barbaridades numa boa, assim, sem mais aquela.
- Dá um exemplo.
- Sabe aquela barbaridade dos Gulags?
- Sei, URSS, Sibéria, milhões de mortos, a gente nem sabia.
- Pois então, como foi barbaridade que aconteceu “lá longe”, consegui mascarar e passei pra frente, já ficou menor, foi fácil empurrar pro Esquecimento, ele comprou numa boa. As pessoas acham que nunca vai acontecer perto da gente.
- Não diga! O Esquecimento?
- Foi. Se caiu para o Esquecimento pode cair para qualquer um. Agora mesmo estou tentando empurrar para ele aquela barbaridade do Holocausto. E a Lei Maria da Penha, trazendo tanto alívio às mulheres, vai acabar levando a barbaridade cometida contra as mulheres para o Esquecimento também. Ele absorve muita coisa.
- Perda de Memória também tá nessa, é primo-irmão do Esquecimento, eles trabalham junto do Caos.
- Ih, rapaz, já passei muita coisa pra ele. Infelizmente o Historiador fica patrulhando, mas poucos hoje em dia lêem os relatórios dele. Quem lê não aceita barbaridade de jeito nenhum, nem embrulhando bem, nem enrolando.
- Vá à periferia, lá eles acreditam em qualquer coisa, eles vêem televisão, ouvem rádio, não se lembram de quase nada, a consciência deles é a mais superficial possível, não lêem livros, não sabem nada de geo-história.
- É mesmo, falou tudo. Vou picar a mula pra lá.

No comments: